A política, a equipe da presidência da Assembleia Legislativa e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) são a espinha dorsal da equipe de transição indicada pelo prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Os perfis mesclam especialidades em finanças públicas, jurídicas e trâmites burocráticos, além da política. Há personagens com experiência em administração pública municipal e estadual.
A vice
Da política vem a coordenadora dos trabalhos: Gabriella Aguiar (PSD), coordenadora, deputada estadual, vice-prefeita eleita e filha do ex-deputado estadual, ex-vice-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho (PSD), e da prefeita reeleita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD). Evandro havia antecipado ao O POVO, em entrevista às Páginas Azuis, que Gabriella estaria na transição.
Ao escolhê-la, o prefeito repete o que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022, ao indicar o vice-presidente eleito na época, Geraldo Alckmin (PSB), para coordenar a transição. Gabriella é médica geriatra e professora universitária. Atua na área da saúde, considerada uma das mais críticas na gestão municipal, conforme pesquisas.
Presidente do PT
Outro nome da política é Guilherme Sampaio. Presidente do PT em Fortaleza, deputado estadual em exercício e vereador licenciado de Fortaleza, ele foi secretário da Cultura do Estado em 2015, primeiro ano da gestão Camilo Santana (PT). Está no fim do quinto mandato de vereador e não concorreu à reeleição. Foi pré-candidato a prefeito e disputou a indicação do PT, mas, após Evandro conquistar apoio da maioria dos delegados, Guilherme não submeteu a própria candidatura a votação no encontro do partido, para apoiar o presidente da Assembleia.
(*) O Povo
Nenhum comentário: