Caso Júnior Mano: investigação da PF mapeia esquema que envolvia pelo menos 12 prefeituras no Ceará /////QUINTA-FEIRA, 10/07, 09h57



Legenda: Em operação que investiga o deputado federal Júnior Mano, Polícia Federal cumpriu mandados em cinco cidades cearenses
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A participação de prefeituras cearenses em esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares, a partir da cooptação de prefeitos para direcionamento de contratos públicos e o uso de parte desse dinheiro para o financiamento irregular de campanhas eleitorais é detalhada em decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele foi o responsável por autorizar a operação Underhand, da Polícia Federal, nesta terça-feira (8). Nela, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em cinco cidades cearenses e em Brasília.

Um dos principais alvos foi o deputado federal Júnior Mano (PSB), que seria um "operador ativo da engrenagem criminosa", segundo a PF. A investigação o aponta como "figura estruturante de uma organização criminosa voltada à utilização indevida de recursos públicos e à manipulação de processos eleitorais em diversas cidades cearenses".

Desde que o caso veio à tona, o deputado nega envolvimento com esquema de corrupção, diz ter plena convicção de que “a verdade dos fatos prevalecerá" e reitera “o compromisso com a legalidade, a transparência e o exercício probo da função pública”.

SUPOSTA COBRANÇA DE 'PEDÁGIO'

Em resumo, com base nas informações da Polícia Federal e do STF, o grupo "autorizava a destinação de emendas parlamentares, inclusive de terceiros, para prefeituras previamente cooptadas, mediante exigência de retorno financeiro na ordem de 12%". O "pedágio" ou "imposto" que seria exigido das prefeituras poderia variar, indo de 5% a 15%, detalham outros trechos do inquérito.

Os trechos do inquérito da Polícia Federal usados na decisão de Gilmar Mendes citam, pelo menos, 12 prefeituras cearenses que estariam envolvidas no esquema. O número, no entanto, pode ser maior já que a decisão não transcreve todo o inquérito da Polícia Federal.
AS CIDADES CITADAS SÃO:
Baixio
Canindé
Choró
Madalena
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Nova Russas
Pindoretama
Quiterianópolis
Quixeramobim
Tabuleiro do Norte
Tururu

Related Post

Caso Júnior Mano: investigação da PF mapeia esquema que envolvia pelo menos 12 prefeituras no Ceará /////QUINTA-FEIRA, 10/07, 09h57 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 10 de julho de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...