Os municípios de Acopiara e Senador Pompeu, no interior do Ceará, estão em situação de emergência, em razão da seca, caracterizado por ser um período de ausência de chuvas mais prolongado.
O cenário foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio de uma portaria publicada nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU).
Além deles, outros nove municípios brasileiros também foram reconhecidos em situação de emergência devido a desastres naturais. Eles estão localizados nos estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Com o reconhecimento, as gestões municipais de cada cidade se tornam aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de assistência às populações afetadas. Entre os itens que podem ser adquiridos estão cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza residencial, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
As solicitações devem ser feitas por representantes municipais por meio do sistema S2ID, disponível em: https://s2id.mi.gov.br/.
Os municípios precisam enviar as informações por meio de planos de trabalho, que serão analisados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, responsável por avaliar as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, o valor liberado é oficializado pela portaria publicada no DOU.
(*) Jornal Jangadeiro







Nenhum comentário: