De 'matador' a gerente do crime: quem é o chefe do CV em Maranguape solto em audiência de custódia

 






















Legenda: O MP diz que "o histórico de Jaênio revela um desprezo sistemático pelo ordenamento jurídico".
Foto: Reprodução.


Uma das principais lideranças da facção carioca (Comando Vermelho) está novamente nas ruas. A Justiça mandou soltar Francisco Jaênio Ferreira Leitão, conhecido como 'Chico' ou 'Severino', dono de uma extensa ficha criminal, com passagens por homicídios, integrar organização criminosa, extorquir comerciantes, ameaçar donos de provedores de internet, roubos e expulsar moradores das próprias residências.

Jaênio foi preso no dia 6 de fevereiro, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Passou por audiência de custódia no dia seguinte e foi solto com medidas cautelares como monitoramento por tornozeleira eletrônica, inicialmente por 60 dias.

A defesa do suspeito não foi localizada pela reportagem. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) apresentou extenso relatório pedindo a prisão preventiva de 'Chico', destacando que nos últimos anos o homem esteve quatro vezes dentro do Sistema Penitenciário. Sempre quando solto, voltava a reincidir e até mesmo matar desafetos.
'DESPREZO PELA JUSTIÇA'

O Ministério Público do Ceará (MPCE) corroborou o pedido da Polícia Civil e alertou que "o histórico de Jaênio revela um desprezo sistemático pelo ordenamento jurídico".
"Sua trajetória delitiva não é episódica, mas uma carreira estruturada que remonta à sua adolescência, com registros de atos infracionais análogos a furto e homicídio ainda em 2002. Com a maioridade, sua periculosidade ascendeu na estrutura da facção, evoluindo de "matador" para o posto de "frente" (líder local), com voz de comando sobre bairros estratégicos como Parque São João, Pato Selvagem e Coité".MPCE

Dias após a soltura, o MP considerou que "apesar dos fortes indícios até então amealhados, ainda se mostram necessárias a realização de diligências complementares para o melhor esclarecimento dos fatos e o adequado deslinde dos crimes em apuração".

O Ministério Público também considera que "Jaênio impõe a 'Lei do Silêncio' nas comunidades sob seu domínio. Relatos colhidos de forma velada indicam que ele coordena a expulsão sistemática de moradores e a ocupação de imóveis para fins da organização criminosa. Um dos episódios mais graves envolveu a expulsão de aproximadamente 70 residentes de uma única comunidade (Cidade de Deus) durante uma disputa territorial".

(*)  Diário do Nordeste


Related Post

De 'matador' a gerente do crime: quem é o chefe do CV em Maranguape solto em audiência de custódia BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...