O Governo Federal reconheceu a situação de emergência de três municípios do Ceará, sendo eles Caririaçu, por estiagem, e Acopiara e Senador Pompeu, por seca. Informação foi divulgada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Receberam o reconhecimento, via Defesa Civil Nacional, ao todo 11 cidades brasileiras afetadas por desastres. Portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
📌Além de Caririaçu, sofrem com estiagem (redução ou ausência de chuvas) os municípios de Malhada de Pedras e Mansidão, na Bahia, e Guimarães, no Maranhão.
📌As cidades cearenses de Acopiara e Senador Pompeu são as únicas que aparecem na lista como afetadas pela seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Já os municípios de Formiga e Várzea da Palma, em Minas Gerais, Rio Claro, no Rio de Janeiro, Campina das Missões, no Rio Grande do Sul, e Nova Trento, em Santa Catarina, enfrentam fortes chuvas. Em janeiro, o Governo já havia reconhecido a situação de emergência dos municípios cearenses de Itapajé e Quixeramobim, por estiagem e seca, respectivamente.
✳️O reconhecimento permite que as prefeituras das cidades solicitem recursos do Governo Federal para ações de Defesa Civil, como compra de água mineral, refeição para trabalhadores, entre outros.
(*) O Povo







Nenhum comentário: