Geral Lula diz a empresários não conhecer Augusto Cury, mas salto do adversário acende sinal amarelo no Planalto



A arrancada repentina do escritor e candidato Augusto Cury nas pesquisas eleitorais pegou o presidente Lula e sua equipe de surpresa. Em reunião com 16 empresários e banqueiros no Palácio da Alvorada, na última segunda-feira, Lula admitiu nunca ter ouvido falar do adversário e questionou os presentes sobre o fenômeno.

Horas antes, levantamento do instituto Nexus havia apontado um crescimento de nove pontos percentuais para Cury, que alcançou 11% das intenções de voto e garantiu a terceira colocação isolada. Inicialmente, o presidente minimizou o avanço, creditando-o exclusivamente ao impulsionamento nas redes sociais e defendendo que “candidato tem que ir pra rua”.

O ceticismo do Planalto, no entanto, durou pouco. Pesquisas presenciais divulgadas na mesma semana pela Quaest (10%) e pelo Datafolha (8%) confirmaram que o fenômeno digital transbordou para o eleitorado físico. Os dados revelaram que Cury disparou entre os eleitores independentes, nicho que é tratado como o fiel da balança de 2026, e que projetou o candidato a alcançar 24% nesse segmento, superando o próprio presidente.

Embora analistas ponderem a viabilidade de uma vaga no segundo turno, o novo peso político de Cury mudou drasticamente a rota da campanha petista. Diante da sinalização do Datafolha de que a maioria do eleitorado de Cury migraria para Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno, operadores políticos de Lula já articulam canais de comunicação com o candidato para buscar ao menos a sua neutralidade.


Com informações do UOL.

Related Post

Geral Lula diz a empresários não conhecer Augusto Cury, mas salto do adversário acende sinal amarelo no Planalto BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 6 de setembro de 2026

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...