Lava Jato desmontou as pilastras estratégicas do desenvolvimento nacional


Da Coluna Valdemar Menezes, no O POVO deste domingo (22):

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, foi um dos surpreendentes convidados pelo Fórum de Davos – a cúpula capitalista que se reúne periodicamente para traçar o destino do mundo e checar se algo tenta escapar do cabresto do sistema. Janot confessou candidamente que foi lá para desfazer a má impressão de que a Lava Jato seria anticapitalista e enfatizar que, na verdade, sua atuação é “pró-mercado”.
Ora, não precisava se dar a esse trabalho: quem hoje tem dúvidas sobre isso, no Brasil e no mundo? Apesar de ter obtido ganhos dignos de aplauso, como a descoberta de um grande esquema de corrupção envolvendo empresários, políticos e servidores públicos, e, seletivamente – frise-se – levado à prisão alguns empreiteiros e políticos, isso virou uma “vitória de Pirro” (rei Pirro do Épiro – 318 a.C. / 272 a.C. -, vitória obtida a custo alto, com grandes prejuízos), quando a Lava Jato, sem necessidade, desmontou as pilastras estratégicas do desenvolvimento nacional, erguidas com tanto sacrifício desde a Era Vargas e que tinham sido reforçadas por Lula, depois do estrago cometido pela privataria tucana.
Infelizmente, a incursão desastrada e despreparada da Lava Jato, nas instâncias econômico-estratégicas da Nação, pôs tudo por terra e o mercado financeiro internacional terminou obtendo a grande chance, há muito esperada, de submeter o Brasil totalmente aos seus ditames, acabando com qualquer veleidade de autonomia nacional.
Daí ser sem nexo a preocupação do procurador brasileiro com alguma recriminação da casta financeira mundial: bem ao contrário, o Fórum de Davos está satisfeitíssimo com o desempenho da República de Curitiba. Na verdade, está encantado, e quer que sirva de modelo para outros países com pretensões “antiquadas” de soberania.

Related Post

Lava Jato desmontou as pilastras estratégicas do desenvolvimento nacional BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 22 de janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...