“Idiotas úteis e o Cidadão de Bem”

Com o título “Idiotas úteis e o Cidadão de Bem”, eis artigo de Uribam Xavier, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Confira essa reflexão:

Estamos em uma conjuntura mundial em que aposta na “guerra de todos contra todos” como solução para nossos problemas. No Brasil, com a eleição do Bolsonaro para presidência, passamos a viver um momento de obscurantismo, seus ministros desqualificados para os cargos para os quais são indicados, falam abertamente um conjunto de bobagens que de tão absurdas nos deixam abobalhados e indignados. O governo Bolsonaro é o uso da violência do Estado contra a cidadania, um governo em defesa do mercado, da teologia da prosperidade neopentecostal e do chamado “cidadão de bem”.
O “cidadão de bem” são os indivíduos que sempre querem se dar de bem, é uma ameaça à cidadania, um híbrido da Lei do Gerson, mais o Jeitinho Brasileiro e a cafajestice. O “cidadão de bem” está presente em todas as classes sociais e seu comportamento é variável, os que pertencem à classe média e alta pensam ser intocáveis pela lei, pensam que podem fazer suas próprias leis, que seus desejos não podem ser frustrados, odeiam pobres e gostam de ostentações.
O “cidadão de bem” não quer ser governado por um governo orientado pelo bem comum e com direitos inclusivos para todos, ele quer seguir e impor aos outros a sua doutrina como a Escola Sem Partido, os valores do patriarcado, o desrespeito ao pensamento diferente , a homofobia, o racismo e a lógica capitalista do Deus mercado.
O pensamento conservador é de ordem política e religiosa, tem como motor de mobilização, além dos seus desejos consumistas, o moralismo e a defesa da ordem. Uma das características do conservadorismo é sua amarra a uma percepção cognitiva de que a realidade de certas coisas não deve mudar, como se elas tivessem validade eterna, como por exemplo, o modelo de organização familiar e a exploração do trabalho de uns por outros. É nesse sentido que Bolsonaro chama de idiota útil àqueles que se manifestam contra cortes no orçamento da educação, que se posicionam contra a reforma da previdência, pois, para os fascistas, uma sociedade inclusiva, igualitária e sem arma é uma idiotice. Olavo de Carvalho, guru moralista de Bolsonaro, escreveu um livro dando dicas do que não ler para não se tornar um idiota [um cidadão] e de como tornar-se um “cidadão de bem” [um fascista]. O livro teve muita audiência e no governo Bolsonaro existe uma ala ocupando cargos, chamada de olavistas, liderada pelo próprio presidente e seus filhos, que colocam coleira até nos militares.
*Uribam Xavier,
Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC.
(Foto – Agência Brasil)

Related Post

“Idiotas úteis e o Cidadão de Bem” BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 30 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...