Professores e estudantes constroem foguetes no Ceará e estimulam pesquisa espacial no estado

Um projeto do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe) da Universidade Federal do Ceará (UFC) está realizando testes de lançamento de foguetes para estimular a pesquisa espacial, o desenvolvimento tecnológico, e a formação em engenharia mecânica no Estado. A série de experimentos, que envolve pesquisadores e alunos do grupo, irá culminar no lançamento, em dezembro deste ano, do foguete "Hermes", em Paramirim (RN), cuja meta é alcançar entre três e cinco quilômetros de altura.
No último dia 18, foi lançado, no município de Pentecoste, interior do Ceará, o foguete "Thunder 8 - Meteora Rocket", que atingiu altura de 216 metros. O próximo lançamento está previsto para acontecer no mês de julho.
O GDAe é um projeto de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a startup Meteora Aceleradora. Para além da seara científica, a série de lançamentos ainda é um evento peculiar no Brasil. O professor Claus Wehmann, titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC, observa que algumas medidas de segurança devem ser observadas para a realização dos testes.
"A primeira preocupação é com o vôo do foguete. Ele vai sair do chão, atingir certa altura e depois retorna. Precisamos garantir que, em nenhum momento, ele possa causar danos materiais ou às pessoas. Por isso, procuramos um local afastado e isolado", diz Claus Wehmann, titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC.
Até a fase atual do projeto, os foguetes utilizados alcançam uma altura máxima de 500 metros. Para além desse patamar, o grupo precisa se preocupar com rotas aéreas e realizar os lançamentos em locais próximos de desertos ou do mar. Geralmente, cada foguete é lançado na direção do oceano.
Metas
Embora os eventos de lançamento dos foguetes sejam acadêmicos, com objetos técnicos e específicos, Claus Wehmann esclarece que as metas do projeto visam o público em geral.
A primeira meta, reforça o professor, passa por desenvolver a tecnologia de acesso ao espaço, no Ceará. Em paralelo, o projeto é multidisciplinar e envolve alunos dos diversos cursos de Engenharia da UFC. A série de lançamentos envolve profissionais técnicos, o que estimula o contato do aluno com o mercado tecnológico.
Outra meta é o desenvolvimento do mercado espacial. "Neste sentido, há cooperação com a Meteora. Buscamos encontrar o caminho para demonstrar que o investimento, público ou privado, no desenvolvimento da área espacial, pode ser lucrativo e representar um avanço na economia", observa Wehmann.
Por fim, o professor lembra que a série de lançamentos endossa a importância da área. Para desenvolver tecnologias de comunicação como o GPS e a internet global, detalha ele, a sociedade precisou investir na área espacial.
Fonte: G1 CE

Related Post

Professores e estudantes constroem foguetes no Ceará e estimulam pesquisa espacial no estado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 26 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...