AL comemora 400 anos da nomeação de Martim Soares Moreno como capitão-mor

AL comemora 400 anos da nomeação de Martim Soares Moreno como capitão-mor
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vai realizar, nesta terça-feira (28/05), a partir das 19h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para comemorar os 400 anos da nomeação do soldado português Martim Soares Moreno como 1º capitão-mor da Capitania do Estado do Ceará. A iniciativa é do deputado Romeu Aldigueri (PDT).
Martins Soares Moreno foi nomeado capitão pelo Rei Felipe II em 28 de maio de 1619. O militar é considerado fundador do Estado por ter construído, em 1612, com a ajuda de índios Potyguaras e seus soldados, o Forte de São Sebastião, na Barra do Ceará.
Nascido em Santiago do Cacem, em Portugal, em 1586, Martin Soares Moreno iniciou sua campanha militar aos 17 anos, como ajudante na expedição de Pero Coelho de Souza ao Ceará. Ele defendeu os interesses da coroa lusitana no Brasil, com o intuito de fazer com que todos os países europeus reconhecessem o Tratado de Tordesilhas.
Para o deputado Romeu Aldigueri, Martim Soares Moreno ultrapassou os desafios do desconhecido. “Aqui (no Ceará) angariou a amizade, forjou alianças e se integrou com os indígenas locais, tanto que serviu de inspiração a José de Alencar, que o retrata em Iracema como o 'guerreiro branco'", destaca. Para o parlamentar, a solenidade é um justo reconhecimento como forma de preservar e divulgar a história.
Durante a solenidade, serão homenageadas a 10ª Região Militar; o Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará; o Governo do Estado do Ceará; o Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza e a Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBPCE).
LS/LF

Related Post

AL comemora 400 anos da nomeação de Martim Soares Moreno como capitão-mor BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 28 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...