Governo do Ceará autoriza cessão do Lord Hotel para a nova sede da Câmara Municipal de Fortaleza

SÁBADO, 14/12/2019
O governador Camilo Santana assinou, nesta sexta-feira (13), o termo que transfere e garante o uso do edifício do antigo Lord Hotel, no Centro de Fortaleza, para a Prefeitura Municipal de Fortaleza, pelos próximos 25 anos. Com área edificada de 8,8 mil metros quadrados, o local abrigará a nova sede da Câmara Municipal de Fortaleza, que permitirá o melhor acesso aos serviços por parte da população, no fortalecimento da participação democrática, além de ampliar e requalificar um ponto importante do Centro da Capital.
“É uma alegria fazer essa cessão, pois essa ação faz parte de uma estratégia de requalificação do Centro da cidade de Fortaleza. Já iniciamos uma reforma da área que recebe a estação de metrô do Centro, além de um grande ponto de ônibus, ali na antiga estação ferroviária tudo será recuperado, e já com obras iniciadas, seus galpões abrigarão uma pinacoteca. Ou seja, teremos um centro cultural, uma espécie de segundo (Centro Cultural) Dragão de Mar para Fortaleza. Toda a praça retornará ao seu projeto original, como ela foi fundada e criada. Com o projeto, a ideia é conectar todo o corredor da 24 de Maio até o Passeio Público, depois Emcetur, atá a Escola de Gastronomia e Hotelaria, na Leste Oeste. Uma área muito importante para a cidade, que será ainda mais valorizada com a chegada da Câmara Municipal de Fortaleza”, explicou o governador.
No ato de cessão assinado no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana recebeu o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique, o presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Sarto, além do secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, deputados estaduais e vereadores de Fortaleza.
A cessão do edifício já havia sido autorizada pela Assembleia Legislativa do Ceará no dia 21 de novembro, quando foi aprovado o projeto de lei 96/2019 que permitiu a instalação da nova sede da Câmara Municipal de Fortaleza no prédio pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. Como o edifício é uma propriedade do Governo do Ceará, o legislativo estadual teve que autorizar o uso. “O Centro é o nosso ponto de origem, de fundação de Fortaleza, mas ao longo dos anos os prédios públicos e as residências foram progressivamente deixando aquele bairro, apesar de uma vida econômica ativa e que ocupa o local de forma necessária. Essa ação de hoje é mais um ponto de resgate importante, ao ocupar esse patrimônio histórico com um equipamento e órgãos públicos, e que dá um novo padrão de ocupação para o Centro da cidade. E essa inclusive é uma meta do nosso plano urbanístico, Fortaleza 2040, de também reocupar o Centro com residências e outros órgãos públicos, e na medida do possível, conciliando isso com o restauro de valor histórico”, esclareceu o prefeito Roberto Cláudio.
Para Antônio Henrique, o Governo foi parceiro desde o primeiro momento, quando o presidente da Câmara de Fortaleza manifestou o desejo de mudar a “casa do povo” para o Centro de Fortaleza. “O Centro é o lugar onde devemos estar, é onde passam 300 mil pessoas diariamente, e como nós queremos estar sempre perto do povo, ao lado do povo, não tenho dúvida que lá será o local ideal para a Câmara da cidade. E mais, fortalece essa revitalização do Centro, já promovida pela Prefeitura de Fortaleza”.
Já o presidente Sarto ressaltou o resgate histórico da ação, pois o prédio é tombado. “A interlocução e a vivência com o povo vai enriquecer muito o debate político da nossa cidade”, abordou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Por Roberto Moreira

Related Post

Governo do Ceará autoriza cessão do Lord Hotel para a nova sede da Câmara Municipal de Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 14 de dezembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...