PIQUET CARNEIRO > CEARÁ > MUNICÍPIO CEARENSE AVANÇA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS!!!!!

A produção de alimentos respeitando a natureza e a biodiversidade, sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes industriais, a promoção da equidade de gênero na agricultura, o respeito ao conhecimento tradicional dos trabalhadores rurais e o empoderamento da agricultura familiar como forma de combater o latifúndio são algumas das definições do que é a agroecologia. Difundida como uma alternativa ao grande agronegócio, é considerada uma forma alternativa e sustentável de desenvolvimento rural.

Uma das suas principais divulgadoras, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), realizou um levantamento com iniciativas de apoio à agroecologia em 530 municípios do Brasil, todas contando com o apoio do poder público municipal. O documento, “Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro”, sistematizou 725 iniciativas municipais em apoio à agroecologia no Brasil, organizadas em 13 campos temáticos.

No Nordeste foram mapeadas um total de 224 experiências, sendo a região com o segundo maior número de ações sistematizadas, perdendo apenas para a região Sul. O Ceará está entre os estados com o maior número de iniciativas mapeadas, contando com 39 ações do poder público municipal em apoio à agroecologia, além de ter o município de Piquet Carneiro como um dos cinco municípios que concentram o maior número de iniciativas. 

Para Carla Galiza, agrônoma e pesquisadora do projeto “Agroecologia nas Eleições”, o Ceará tem uma expressão agroecológica muito forte, sendo uma referência inclusive no Brasil. Um dos motivos elencados pela pesquisadora é a grande quantidade de organizações da sociedade civil que tratam do tema em diversos municípios do estado. “Eu acredito que a incidência dessas organizações nos municípios de atuação, refletem de alguma forma a ação da gestão municipal, principalmente quando a gestão é aberta para o debate, quando é aberta para a expressão da agroecologia”, afirmou Carla Galiza.

Campeão de Iniciativas

O município de Piquet Carneiro, localizado na região dos Sertões Cearenses, teve 10 ações da prefeitura mapeadas pela ANA. Entre os projetos estão o “Dia D da Agricultura Familiar”, que visa promover a troca de experiências sobre a produção orgânica entre agricultores e técnicos, além de haver a comercialização dos produtos dos agricultores. Outro projeto que se destaca é o que trata sobre o fortalecimento da cadeia produtiva do mel, que ajuda aos apicultores a desenvolver um aumento da renda por meio da exploração racional das abelhas.

Related Post

PIQUET CARNEIRO > CEARÁ > MUNICÍPIO CEARENSE AVANÇA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS!!!!! BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...