Quixeramobim registra mais de mil tremores de terra e espalha medo no sertão




- A região de Quixeramobim, no interior do Ceará, registrou mais de mil abalos sísmicos desde o meio de março até agora. O fenômeno afetou algumas casas e preocupa moradores, mas autoridades afirmam que não há motivo para alarde e montaram um atendimento para diminuir os medos.
O primeiro tremor foi registrado no dia 18 de março. Desde então, até a última quinta-feira (2), foram captados 1.058 eventos, ou uma média de mais de 20 abalos por dia. Segundo Eduardo Menezes, sismólogo da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira), é o que estudiosos chamam de enxames sísmicos. “Esta é uma região sismicamente ativa, então não é tão incomum que haja pequenos abalos. A diferença para este fenômeno é a frequência. Começa com pequenos casos e, durante um determinado período, há recorrência e pode chegar a maiores, como chegou”, afirma o estudioso, que acompanha o caso pelo Laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Menezes explica que a principal questão, inclusive ao informar a população, é que não se sabe quando o fenômeno irá parar. “A preocupação é com a continuidade e a intensidade disso.Em nenhum lugar do mundo se consegue prever tremores, o que podemos fazer é acompanhar”, diz. Segundo ele, o fenômeno pode durar .
Revista Central

Related Post

Quixeramobim registra mais de mil tremores de terra e espalha medo no sertão BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 5 de maio de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...