Preços de alimentos disparam no Brasil

 10/12/2020 > QUINTA-FEIRA

Sputnik - Em entrevista à Sputnik Brasil, a economista Anapaula Iacovino — especialista em agronegócio, professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) — falou sobre o cenário da inflação dos alimentos, avaliando causas e apontando soluções para o curto e longo prazo quando se estuda o trinômio oferta, demanda e preço.

Anapaula disse que o agronegócio brasileiro "felizmente é bastante próspero. Essa é uma das melhores notícias que a gente tem sobre o Brasil. Quando a gente quer ouvir boa notícia, em geral, colocamos em uma estação de rádio ou TV que fala sobre agronegócios, que felizmente, do ponto de vista econômico, é positivo".

"O que temos no momento é a questão do crescimento da demanda mundial em um cenário de aumento da procura por alimentos no mercado interno. E isso desorganiza nossa oferta interna, porque parte da produção se volta para o mercado internacional, e daí nossos problemas de os preços serem pressionados para cima", explicou a especialista.

Segundo ela, o preço do dólar acaba pressionando os produtores nacionais a priorizar o mercado externo, pois "o mercado internacional continua aquecido, com grande demanda".

Com isso, Anapaula disse que é natural que os exportadores se voltem para o mercado internacional quando surge um negócio com um preço interessante, pois eles são empresários, visam ao lucro. "Mas é preciso encontrar uma solução porque estamos falando de alimentos, e quando a demanda internacional aumenta e se exporta mais, uma hora vai faltar produto para o mercado interno, e com isso o preço vai subir por aqui".

A especialista avalia que a política deve ser mais inclusiva quando se fala de alimentos, não deve ser apenas uma questão de mercado, porque se trata de alta no preço dos alimentos e as consequências vão além do fator econômico.
(*) 247

Related Post

Preços de alimentos disparam no Brasil BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...