TRF-5 libera segundo empresário preso por fraudes a consignados de servidores públicos do Ceará

Horas após a liberação do empresário Bruno Barbosa Borges no plantão judicial do último sábado (5), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) também soltou Luis Antônio Ribeiro Valadares de Souza, conhecido como ‘Zé do Gás’, ex-genro do atual secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Ambos foram presos temporariamente pela Polícia Federal na última quinta-feira (3), durante uma operação que investiga o “esquema dos consignados” dentro do Governo do Estado entre 2008 e 2014.
O TRF-5 liberou Bruno Barbosa em decisão liminar após um habeas corpus ser impetrado pela defesa. Já Luís Antônio Ribeiro Valadares de Souza foi solto no fim da noite de sábado. As duas decisões foram do desembargador Alexandre Luna Freire.

“Passada essa descabida prisão temporária, que foi corrigida pelo TRF-5, analisaremos o inquérito com maior profundidade”, informou ao G1 a defesa de Valadares na manhã deste domingo (6).

Fraude milionária

De acordo com a PF, a empresa comandada pelos dois empresários fraudou uma licitação, em 2008, para administrar os empréstimos consignados dos servidores públicos do Estado. O esquema movimentou cerca de R$ 600 milhões, dos quais R$ 106 milhões foram cobrados indevidamente e desviados.

A investigação policial concluiu que, para fazer a lavagem de dinheiro, os suspeitos enviavam remessas ao exterior e adquiriam bens móveis, imóveis e ativos de empresas. Além de Borges e Valadares, um contador e um ex-gestor de banco também foram presos, mas não tiveram as identidades divulgadas.

A Operação Onzenário visava a recuperar esse valor, com o bloqueio e o sequestro de bens. Foram apreendidos veículos de luxo, obras de arte, relógios e dinheiro e bloqueadas contas bancárias dos investigados.

Fonte: G1 CE

Related Post

TRF-5 libera segundo empresário preso por fraudes a consignados de servidores públicos do Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...