ANTAR APÓS ÁS 21H AUMENTA RISCO DE DESENVOLVER DOENÇAS CARDIOVASCULARES APONTA PESQUISA



É de conhecimento geral que praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável contribui para o bom funcionamento do organismo. Mas você sabia que o horário das refeições pode impactar significativamente a saúde cardiovascular?
O termo "crononutrição" sugere que devemos nos alimentar de acordo com o relógio biológico, ou seja: comer quando nossos órgãos estão prontos para receber o alimento.

De acordo com estudos publicados na Nature Communications, fazer a primeira ou a última refeição mais tarde está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares.

A pesquisa indica que uma pessoa que toma café da manhã após as 9h tem um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com alguém que se alimenta antes das 8h.

O mesmo se aplica à última refeição: aqueles que jantam depois das 21h têm um risco 28% maior de doença cerebrovascular do que aqueles que jantam antes das 20h.

A explicação é que, ao jantar muito tarde, nosso relógio biológico é alterado, pois recebe sinais para permanecer ativo quando deveria estar descansando. O ideal seria tomar o café da manhã às 8h e jantar antes das 20h, permitindo um jejum noturno de 13 horas.

Para obter esses resultados, os pesquisadores analisaram dados de mais de 100 mil voluntários, com idade média de 42 anos. Com base nos registros alimentares, os cientistas investigaram se havia alguma associação entre os horários de ingestão de comida, o tempo de jejum e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Em geral, os participantes que se alimentam tardiamente são jovens, estudantes, desempregados, solteiros, fumantes e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Related Post

ANTAR APÓS ÁS 21H AUMENTA RISCO DE DESENVOLVER DOENÇAS CARDIOVASCULARES APONTA PESQUISA BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 28 de junho de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...