LIBERAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL



CANNABIS É A MAIS UTILIZADA
O Relatório Mundial sobre Drogas divulgado pela Organização das Nações Unidas revelou que mais de 292 milhões de pessoas consumiram alguma substância psicoativa em 2022, um aumento de 20% em dez anos. O relatório, divulgado nessa quarta-feira (26), revela dados sobre os usuários e o cenário mundial do mercado de drogas.

A cannabis segue sendo a droga mais usada em todo o planeta. Segundo os pesquisadores, em alguns países, como o Canadá e o Uruguai, além de partes dos Estados Unidos, a legalização da comercialização e do consumo parece ter acelerado o uso nocivo da droga e levado a uma diversificação dos produtos derivados da cannabis, muitos deles com alto teor de THC (tetra-hidrocarbinol, principal componente da planta e responsável pelos efeitos psicoativos).

Depois da cannabis, vêm os opioides, anfetaminas, cocaína e ecstasy. O relatório ainda destaca o recente surgimento dos nitazenos - grupo de opioides sintéticos que pode ser ainda mais potente do que o fentanil e cujo consumo aumentou em países de renda alta, causando um maior número de mortes por overdose.

Ainda de acordo com os pesquisadores, as atividades ilícitas associadas à produção e distribuição de drogas contribuem para a degradação ambiental, promovendo o desmatamento, o descarte indevido de resíduos tóxicos e a contaminação química.

DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL
O Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizou o porte de maconha para consumo próprio e definiu que os usuários de maconha podem portar até 40 gramas de cannabis ou seis plantas fêmeas da espécie.

De acordo com a tese aprovada pelo STF, os usuários não serão mais presos em flagrante, mas a população permanece proibida de consumir maconha em locais públicos.

Related Post

LIBERAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 29 de junho de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...