GEL DE GENGIBRE-AMARGO PODE PREVENIR AMPUTAÇÕES EM PESSOAS COM DIABETES

VEJA COMO CUIDAR DOS SEUS PÉS
Dados do Ministério da Saúde coletados entre janeiro e agosto de 2023 mostram que, diariamente, 28 pessoas no Brasil têm membros inferiores amputados devido ao diabetes. Esses casos estão associados a uma condição conhecida como ‘pé diabético’, que causa infecções e feridas na pele que não cicatrizam.

Para prevenir o problema, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desenvolveu um hidrogel cicatrizante à base de gengibre-amargo, capaz de reduzir o risco de amputações.

Os estudos começaram em 2015, liderados pelo biólogo Carlos Cleomir Pinheiro. Em um ensaio clínico realizado em Manaus (AM), ele testou o hidrogel em 27 pacientes, obtendo uma taxa de cura de 95% das lesões.

Agora, o gel foi patenteado pela Biozer, que busca industrializar o produto. Além de tratar úlceras diabéticas, o gel também será indicado para úlceras de pressão, conhecidas como ‘escaras’, que afetam pessoas com mobilidade limitada.

O produto ainda não está sendo comercializado. Primeiro, passará por um novo ensaio clínico com mais de cem pacientes. O objetivo é comprovar sua eficácia e segurança. Após esses testes, a Biozer poderá solicitar a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e então começar a comercialização.

👉 Arraste para o lado e veja como cuidar dos pés e prevenir amputações.
(Foto: Getty Images)

Related Post

GEL DE GENGIBRE-AMARGO PODE PREVENIR AMPUTAÇÕES EM PESSOAS COM DIABETES BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 24 de junho de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...