Tempestade tropical Beryl ganha força e se torna primeiro furacão da temporada



A tempestade tropical Beryl se transformou em um furacão, o primeiro da temporada do Atlântico de 2024. O fenômeno avança com ventos máximos de 120 km/h, de acordo com um relatório das 18h  de ontem, horário (de Brasília) do Centro Nacional de Furacões, dos EUA.

No fim da tarde de sábado, o furacão estava localizado a cerca de 1.150 quilômetros da ilha de Barbados, movendo-se para oeste a 35 km/h. A previsão é que o furacão se intensifique antes de chegar, na manhã de segunda-feira, às Ilhas de Barlavento, que também ficam na mesma região do Caribe, relativamente próxima à Venezuela.

Beryl é agora a primeira tempestade do ano que se intensifica rapidamente. Em menos de 24 horas, os ventos subiram de 56 km/h para 120 km/h.

O Centro Nacional de Furacões alertou neste sábado que a tempestade provavelmente se transformaria em um “grande furacão perigoso” ao se aproximar das Ilhas de Barlavento.

O furacão levará consigo tempestades com fortes ventos e ondas perigosas para o centro e oeste do Caribe.

“Espera-se que Beryl se fortaleça rapidamente e se torne um grande furacão quando atingir as Ilhas de Barlavento na noite de domingo (30) ou segunda-feira (1º), trazendo ventos destrutivos com força de furacão e tempestades com potencial de causar mortes”, afirmou a agência americana.

A chegada antecipada do furacão é incomum: a data média para o primeiro furacão é 11 de agosto. A tempestade foi intensificada pelas temperaturas excepcionalmente quentes dos oceanos, impulsionadas pela poluição por combustíveis fósseis, que aquece o planeta.
Caribe em alerta

Beryl poderá afetar partes das Pequenas Antilhas – a cadeia arqueada de ilhas que formam uma barreira entre o Atlântico aberto e o Mar do Caribe – até o final do fim de semana.

Um alerta de furacão está em vigor para Barbados e foram emitidos alertas de furacão para Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada. Alertas de tempestade tropical foram emitidos para Martinica e Tobago.

Ainda pode levar alguns dias para saber qual será exatamente o caminho do furacão e se ele poderá afetar as costas do México e dos EUA.

(*) CN BRASIL

Related Post

Tempestade tropical Beryl ganha força e se torna primeiro furacão da temporada BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 30 de junho de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...