POLÍCIA FEDERAL
NAS ELEIÇÕES DE 2022 E 2024
A Polícia Federal cumpriu 14 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (1°), apurando financiamento ilegal, conhecido como caixa dois, de uma organização criminosa formada por empresários, funcionários públicos municipais e políticos com atuação em Caucaia.
As ações teriam beneficiado candidaturas aos cargos de deputado federal em 2022 e vereadores nas eleições municipais de 2024.
Segundo as investigações, o esquema utilizava contas de empresas contratadas pelo município, empresa de fachada e de “laranjas”, para movimentar mais de R$ 5 milhões. As quantias teriam sido levantadas em espécie nas vésperas das eleições, supostamente para compra de apoio político e aplicação em gastos não contabilizados oficialmente.
Os fatos, uma vez confirmados, podem configurar os ilícitos descritos na lei das organizações criminosas, lavagem de dinheiro e crimes eleitorais. As penas máximas variam de cinco a dez anos, além de outros efeitos, a exemplo da inelegibilidade do candidato e, ainda, cassação do registro ou do diploma dos eleitos.
Nenhum comentário: