Equador escolhe novo presidente neste domingo (13); entenda


Os equatorianos vão às urnas neste domingo (13) para um segundo turno nas eleições presidenciais, escolhendo entre o presidente de direita, Daniel Noboa, e a candidata Luisa González, do partido de esquerda liderado pelo ex-presidente Rafael Correa, enquanto o país luta contra uma crise de segurança.

O primeiro turno da votação em fevereiro terminou com um quase empate entre os dois candidatos.

As urnas no Equador abrem às 9h deste domingo, no horário de Brasília, e fecham às 19h. Os primeiros resultados da votação devem sair às 22h.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), mais de 13 milhões de cidadãos estão aptos a votar, incluindo equatorianos que vivem no exterior.

Nesse processo eleitoral, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da República para o mandato de 2025-2029.

A disputa é entre o atual presidente Daniel Noboa, da Ação Democrática Nacional (ADN), e Luisa González, candidata do Movimento Revolução Cidadã e importante figura da oposição.

No primeiro turno , Noboa obteve 44,15% dos votos, vencendo Luisa González, que obteve 44%. A diferença entre os dois candidatos foi de 0,15 ponto percentual, deixando o resultado em aberto e gerando grande expectativa para o segundo turno.

No Equador o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 65 anos inscritos no cadastro eleitoral. Para aqueles com idade entre 16 e 18 anos e com mais de 65 anos o voto é opcional. Quem não comparecer às seções eleitorais, conforme estabelecido em lei, deverá pagar multa equivalente a 15% do salário-base unificado.

Os eleitores enfrentam uma eleição importante que definirá o curso do país nos próximos anos. Com propostas diferentes sobre economia, segurança e governança, Daniel Noboa e Luisa González estão representando duas abordagens políticas distintas.
Quem são os candidatos?
Noboa, de 37 anos, filho de um dos empresários mais ricos do Equador, nascido nos Estados Unidos e formado em Harvard, tornou-se presidente após uma vitória surpreendente em 2023, quando derrotou González no segundo turno.

Noboa é herdeiro do magnata da banana e cinco vezes candidato à presidência Álvaro Noboa, dono de uma das maiores fortunas do Equador, e disse que se identifica particularmente com o presidente dos EUA, Donald Trump.
A candidata presidencial do Equador Luisa Gonzalez, da coalizão Revolucion Ciudadana, observa durante um comício de campanha antes das eleições presidenciais no Coliseo de Calderón, em 5 de janeiro de 2025, em Quito, Equador • Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images

Já Luisa González, de 47 anos, anunciou que, se eleita presidente, restabelecerá relações com o México e a Venezuela. A atual presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou seu desejo de que González se torne a primeira mulher a vencer a Presidência, como fez no México.

González baseou sua campanha em “Revitalizar o Equador”, centrando-se no retorno de uma política mais estatista e voltada para a redistribuição da Presidência de Correa.

Atualmente exilado na Bélgica, Rafael Correa continua sendo uma figura popular na política equatoriana, apesar das alegações de corrupção durante sua Presidência. Em 2020, um tribunal equatoriano condenou o ex-presidente a oito anos de prisão por suborno à revelia, acusação que ele negou repetidamente.

González tomou algumas medidas para se distanciar dele. Em entrevista à CNN pouco antes do primeiro turno, ela enfatizou que, se vencesse, seria ela quem estaria no comando – e não seu mentor.

Related Post

Equador escolhe novo presidente neste domingo (13); entenda BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 13 de abril de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...