Advocacia do Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques contra prefeita de Crateús Ciro é réu por violência política de gênero na Justiça Eleitoral do Ceará; ação foi aberta quando Janaína Farias era senadora. Ex-governador é acusado de ofender, humilhar e perseguir a ex-parlamentar

A Advocacia do Senado pediu no início deste mês a prisão preventiva do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) por ofender, atacar e perseguir a ex-senadora e prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias (PT).

O pedido consta de uma ação da Justiça Eleitoral do Ceará na qual Ciro é réu por violência política de gênero contra Janaína. O juiz responsável pelo caso ainda não analisou a solicitação — feita em dois documentos protocolados nos dias 1º e 4 de setembro.

A ação apura possíveis delitos em falas do ex-governador contra a atual prefeita de Crateús. As declarações de Ciro em referência à Janaína começaram em abril do ano passado, quando ela havia se tornado senadora no lugar do ministro da Educação, Camilo Santana.

À época, durante uma entrevista, o candidato derrotado à Presidência em 1998, 2002, 2018 e 2022 criticou a posse de Janaína Farias no mandato de senador. Segundo ele, ela era um "cavalo" de Camilo.

Declarações semelhantes foram feitas por Ciro nos meses seguintes. Às vésperas das eleições municipais, os ataques foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral cearense — como Janaína era senadora à época das falas, a Advocacia do Senado entrou e permaneceu como assistente de acusação.

Neste mês, o órgão jurídico do Senado voltou a acionar a Justiça Eleitoral depois de Ciro Gomes voltar a mencionar Janaína Farias em entrevistas.

Mais de um ano depois das primeiras falas, Ciro afirmou que a atual prefeita de Crateús "recrutava moças pobres e de boa aparência para fazer o serviço sexual sujo do senhor Camilo Santana".
Para a Advocacia da Casa, as declarações demonstram que o ex-ministro da Integração Nacional continuou a cometer crimes, mesmo depois de se tornar réu na Justiça Eleitoral.

A repetição dos delitos, na avaliação dos advogados do Senado, abre caminho para que Ciro Gomes seja preso preventivamente por risco à ordem pública.

(*) g1 CE

Related Post

Advocacia do Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques contra prefeita de Crateús Ciro é réu por violência política de gênero na Justiça Eleitoral do Ceará; ação foi aberta quando Janaína Farias era senadora. Ex-governador é acusado de ofender, humilhar e perseguir a ex-parlamentar BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...