A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Executivo federal subiu e empatou com a desaprovação. Agora, as duas avaliações estão em 48%, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 11. Em julho, o levantamento mostrava 46% de aprovação e 50% de desaprovação.
Em abril, os índices já haviam ficado próximos, com 49% de desaprovação e 48% de aprovação.
Avaliação do governo
A avaliação do governo Lula também registrou melhora e alcançou o maior percentual do ano, atingindo 33% de ótimo/bom, contra 38% de ruim/péssimo.
O perfil da aprovação se mantém semelhante ao da base eleitoral do petista. O presidente é mais bem avaliado entre nordestinos (45% de ótimo/bom), pessoas com menor escolaridade (40%), brasileiros entre 45 e 59 anos (40%) e a população de baixa renda (39%).
Já a desaprovação é maior entre moradores do Sul (52%), evangélicos (52%), pessoas de renda mais alta (entre 47% e 51% nas faixas acima de dois salários mínimos) e cidadãos com curso superior (46%).
No Nordeste, o percentual de ótimo/bom saltou de 38% para 45% em relação a julho, dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais para esse segmento.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades entre os dias 8 e 9 de setembro.
Nenhum comentário: