Alho e pressão alta: aliado natural ou mito popular? Um dente de alho por dia controla a pressão? Veja o que diz a ciência, Domingo, 19 de outubro, 11h45

Pessoas diagnosticadas com pressão alta precisam adotar hábitos mais saudáveis para controlar a doença. Entre as mudanças, uma alimentação equilibrada é essencial. No entanto, é comum que a sabedoria popular se misture às orientações médicas, como no caso do uso do alho.

Ao Diário do Nordeste, o cardiologista Diógenes Ribeiro esclarece que ainda não há comprovação científica sólida de que o alho reduz de forma significativa a pressão arterial.

Se considerarmos o que dizem as diretrizes e recomendações médicas, não há comprovação científica sólida de que o alho reduza a pressão arterial. Há estudos menores que sugerem algum efeito, mas os resultados são limitados e variam conforme a metodologia e a quantidade ingerida".
ALHO COMO COMPLEMENTO, NÃO SUBSTITUTO

Apesar das evidências restritas, o especialista enfatiza que o alho atua como complemento ao tratamento tradicional, desde que sob acompanhamento médico.

“O alho pode ser incluído na dieta diária de forma orientada, compondo o tratamento já estabelecido. Em alguns casos, ele pode ajudar a potencializar o controle da pressão, mas sempre junto às medicações tradicionais.”


CRU, COZIDO OU EM CÁPSULAS: QUAL É MELHOR?
O modo de preparo influencia diretamente o potencial do alho. O alho cru é o mais potente, pois conserva a alicina, composto responsável pelo efeito vasodilatador. “Quando o alho é cozido por muito tempo, fritado ou assado em excesso, parte desses compostos é destruída", reforça Aline Sobreira Bezerra, professora do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Pesquisas mostram que substâncias naturais do alho, como a alicina e a S-alil cisteína (SAC), ajudam os vasos sanguíneos a relaxarem e reduzem processos inflamatórios e oxidativos no organismo.”

Esses compostos, chamados organossulfurados, são liberados principalmente quando o alho é amassado ou cortado. Eles atuam na melhora da circulação e ajudam a reduzir a pressão arterial de forma natural.

O QUE DIZEM OS ESTUDOS

Conforme a especialista, o efeito do alho é modesto, mas consistente. “Ensaios clínicos mostram que o alho cru ou envelhecido pode reduzir a pressão sistólica em até 12 mmHg e a diastólica em cerca de 5 a 9 mmHg”, afirma.
QUANTIDADE IDEAL E CUIDADOS NECESSÁRIOS

A dose recomendada para quem busca benefícios cardiovasculares é de 1 a 2 dentes de alho cru por dia, amassados ou picados. O consumo excessivo pode causar azia, gases e desconforto digestivo.
MITOS E VERDADES SOBRE O ALHO

Um dos mitos mais comuns é acreditar que um dente de alho cru por dia “cura” a pressão alta.

O alho tem efeito benéfico, mas não é uma solução milagrosa nem substitui o acompanhamento médico”, afirma a pesquisadora.

No entanto, tanto a professora Aline Sobreira Bezerra, quanto o cardiologista Dr. Diógenes Ribeiro reforçam que seu papel é complementar, e que o alho não deve substituir medicamentos nem o acompanhamento médico.

Related Post

Alho e pressão alta: aliado natural ou mito popular? Um dente de alho por dia controla a pressão? Veja o que diz a ciência, Domingo, 19 de outubro, 11h45 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 19 de outubro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...