Presidente da Assembleia anuncia programa de incentivo à leitura

Presidente da ALCE deputado José SartoCom o título “O incentivo à leitura ao pé da letra”, eis artigo deJosé Sarto, presidente da Assembleia Legislativa. Ele anuncia o projeto “Ao Pé da Letra”, do legislativo, para incentivar a leitura, numa parceria com a Seduc e que ocupará espaços na TV Assembleia. Confira:

Desde o primeiro ano do Ensino Médio, a preocupação com a escrita dos estudantes torna-se mais presente em sala de 
aula. Com a aproximação do Enem, ponte de acesso ao Ensino Superior, a redação se constitui como avaliação decisiva. Para preparar os alunos, são honrosas as iniciativas escolares de incentivo à leitura e debate sobre temas da atualidade para a construção de boas narrativas e argumentação. Mas, por vezes, professores lidam com um problema considerado anterior: a ortografia.
Ao passo que as redes sociais se estabelecem como importante ferramenta de comunicação, nelas todos encontramos um espaço de informalidade e descompromisso com a norma culta da língua. Com isso, deslizes de ortografia tendem a se tornar vícios e os efeitos reverberam em sala de aula.
Compreender esse sintoma da contemporaneidade não significa tratar as redes sociais como vilãs. Considero fundamental perceber nelas a oportunidade da escrita e da busca por se fazer compreender. O problema se manifesta quando erros na grafia transpõem o mundo virtual e marcam presença nas redações escolares.
Tendo isso em vista, assinei em junho termo de cooperação técnica com a Seduc para a produção e transmissão do programa “Ao Pé da Letra” na TV Assembleia (canal digital 31.1, na NET no canal 11 e na Multiplay no canal 30). Com estreia em agosto, faremos uma competição de soletrar, com alunos do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual. Serão premiados os três primeiros colocados.
A iniciativa partirá em busca de talentos estudantis em todo o Ceará. Como apreciador da leitura, acredito que essa é uma forma lúdica de estimular os alunos a lerem e estudarem mais. Afinal, soletrar bem exige domínio da gramática normativa, das regras da acentuação, de funções sintáticas, da origem da palavra etc.
O programa é um ponto de partida entre as ações que a Assembleia estuda realizar para incentivar estudantes e professores, no português e em outras disciplinas. Esperamos gerar uma ambiência de entusiasmo nas escolas, envolvendo toda a comunidade pedagógica, enaltecendo e replicando boas práticas. Este reconhecimento é o maior prêmio.
Será uma atração para estudantes, docentes, diretores e gestores se verem e celebrarem seus esforços. Com ela, a Assembleia coloca a própria estrutura à disposição para contribuir com a educação do Ceará, que já é referência no País e merece seguir avançando.
*José Sarto,
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
(Foto – ALCE)

Related Post

Presidente da Assembleia anuncia programa de incentivo à leitura BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 1 de julho de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...