Quais cuidados tomar antes e depois da vacina contra a Covid-19?

Após receber as doses contra a Covid-19, alguns cuidados devem ser tomados, pois o corpo leva ainda um tempo para criar anticorpos contra a doença.
No Ceará, já foram aplicadas mais de um milhão de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha de imunização em janeiro deste ano. Após receber as doses, alguns cuidados devem ser tomados, pois o corpo precisa ainda de um tempo para criar anticorpos contra a doença.

A médica imunologista Lorena de Castro Diniz, da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) explica alguns dos cuidados que devem ser tomados antes e depois de receber a imunização. O principal deles é não relaxar os cuidados com a higiene, o uso de máscara e distanciamento social mesmo após a imunização.

Cuidados no pré-vacina



Não é recomendado misturar vacinas que tenham finalidades diferentes, por isso é necessário aguardar o intervalo de, pelo menos, 14 dias caso a pessoa tenha feito o uso recente de algum imunizante para uma doença que não seja a Covid-19. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado.

“O sistema imune daqueles pacientes que são alcoolistas ficam imunodeprimidos, então é bom evitar”, explica Diniz.

Não pode tomar a vacina quem apresentou febre nas 24 horas anteriores à imunização, e as pessoas que já tiveram infecção por Covid-19 precisam esperar 28 dias após o contágio. Também não é recomendado fazer preenchimento facial ou uso de botox pelo menos 15 dias antes.

Cuidados no pós-vacina

Assim como no período anterior à imunização, também é necessário esperar 14 dias para que uma vacina para outra finalidade seja tomada. Também não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas nem o relaxamento do distanciamento social, assim como o uso de botox e ácido hialurônico por pelo menos duas semanas.
“O sistema demora pelo menos 14 dias depois da vacina para começar a produzir anticorpos, e a pessoa só fica protegida de fato depois da segunda dose [caso o imunizante não seja de dose única]. O tempo total dessa espera vai depender do espaçamento entre as duas doses, mas só quando a cobertura vacinal for ampliada [para além dos grupos prioritários] é que teremos a oportunidade de diminuir distanciamento e uso de máscara”, afirma a imunologista.
A especialista destaca, ainda, que as vacinas não propõem uma cura para a Covid-19, ou evitam o seu contágio, mas uma proteção contra a doença, evitando que quadros graves sejam desenvolvidos.


Related Post

Quais cuidados tomar antes e depois da vacina contra a Covid-19? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 1 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...