Vaquejada será considera esporte através de projeto no Congresso Nacional

Foto ilustrativa
A Comissão do Meio Ambiente da Câmara, presidida por Carla Zambelli (PSL/SP), aprovou o relatório do deputado Paulo Bengtson (PTB/PA) que votou pela aprovação do projeto de lei que transforma a vaquejada em esporte. O projeto tramita desde 2011 na Casa.

Em seu relatório, Bengtson chegou a fazer um paralelo entre a vaquejada e o hipismo:

- A vaquejada, o rodeio, e as variações locais de esportes equestres não gozam da mesma reputação do hipismo, esporte olímpico cercado de garbo e elegância. No entanto, não são expressões menores de atividades esportivas, e vem da mesma ligação entre o homem e o cavalo. Essa ligação, no caso, não vem das modalidades equestres requintadas (e caras) como o salto, o turfe ou o adestramento. Vem da lida campeira, do trabalho na fazenda e o uso que sempre se fez do cavalo como um animal de trabalho.

A votação foi de 11 a 7 pela aprovação. O projeto segue agora para a Comissão de Esportes e para a CCJ.

Em 2017, o Congresso aprovou a PEC da Vaquejada tornando legal a prática, que tem as entidades de defensores dos direitos dos animais como sua grande adversária.


Related Post

Vaquejada será considera esporte através de projeto no Congresso Nacional BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 28 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...