Mais de 38 mil pessoas em Fortaleza aguardam a chegada da CoronaVac para segunda dose

A última quinta-feira (29) foi marcada pela confusão em diversos pontos de vacinação contra covid-19 em Fortaleza. Isso porque a falta de doses da CoronaVac fez com que várias pessoas, que deveriam tomar o reforço da vacina contra o coronavírus, ficassem sem o imunizante.

Segundo a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, 38.872 doses estão faltando para que o município consiga regularizar a vacinação contra covid-19. O motivo desta escassez, segundo a titular da pasta, seria a liberação do uso do estoque de vacinas e a falta de reposição pelo Ministério da Saúde.

“Em 21 de março houve uma recomendação do Ministério que a gente pudesse estar utilizando essas doses [que estavam em estoque] como primeira dose, não houve reposição a tempo”, diz Ana Estela Leite em entrevista à TV Cidade Fortaleza.

No dia anterior a essa decisão do Ministério da Saúde, 20 de março, o Ceará havia recebido um lote com 162.600 doses da CoronaVac. Alguns dias depois, em 1 de abril, o Estado receberia o maior lote das vacinas até então, com 344.000 doses de CoronaVac. Agora, na última quinta-feira (29), o Ministério entregou apenas 3.800 doses desse imunizante do Instituto Butantan.

Diante deste cenário, a secretária da Saúde de Fortaleza busca tranquilizar a população: a “expectativa é que essas doses cheguem ainda neste mês de maio”. Segundo ela, logo quando estes imunizantes forem entregues à Capital, o compromisso é de aplicação imediata. “Fortaleza já tem trabalhado dessa forma, todas as doses que nós recebemos, nós aplicamos, praticamente, dentro de uma semana. E com essas, especialmente, o nosso esforço será de estarmos aplicando imediatamente”, afirma Ana Estela Leite.
Confira a entrevista sobre a falta da segunda dose da vacina

Na manhã desta sexta-feira (30), a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, explicou sobre a situação da vacinação contra covid-19 em Fortaleza. A entrevista foi transmitida ao vivo no CE no Ar. Confira:

Related Post

Mais de 38 mil pessoas em Fortaleza aguardam a chegada da CoronaVac para segunda dose BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 30 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...