Banda sueca ABBA lança novo álbum 40 anos depois

ABBA
Quarenta anos depois de seu último álbum de estúdio, a lendária banda de pop sueca ABBA anunciou seu retorno nesta quinta-feira (2) em Londres, além do lançamento de um novo álbum e um espetáculo com hologramas de seus membros, agora septuagenários. "Começou com duas músicas e depois nos perguntamos: por que não fazer um todo todo?", explicaram dois de seus históricos integrantes, Bjorn Ulvaeus e Benny Andersson, em um evento transmitido pela internet em Londres.
O novo álbum será lançado em 5 de novembro, informaram, emocionando seus fãs espalhados pelo mundo todo, do Rio a Tóquio, passando por Nova York e Viena, alguns com o coração quebrado desde sua separação em 1982, outros fãs dos ídolos suecos por muitos anos após sua ruptura.

"Foi tão bonito todos estarmos de volta no estúdio outra vez", afirmou Andersson, de 74 anos, enqunato Ulvaeus lembrava o conselho de "não deixar passar mais de 40 anos entre álbuns".

Suas ex-esposas, as outras duas integrantes do ABBA, Anni-Frid Lyngstad, de 75 anos, e Agnetha Faltskog, de 71, não participaram da coletiva em Londres, mas acompanharam o evento online, segundo seus colegas. Em abril de 2018, os quatro anunciaram seu retorno aos estúdios pela primeira vez, onde gravaram duas músicas (I Still Have Faith in You" e "Don't Shut Me Down"), que nunca foram divulgadas.

A primeira delas foi ouvida pela primeira vez nesta quinta-feira no evento de apresentação do novo álbum, acompanhada de imagens de arquivo da banda histórica, muito conhecida pelos seus figurinos coloridos e seus ritmos de disco e letras contagiantes.

"Abba-tares"

Os autores de músicas icônicas como "Dancing Queen", "Money, Money, Money" e "Waterloo" também anunciaram uma série de espetáculos realizados por hologramas, os "Abba-tares" - avatares digitais dos quatro membros do grupo quando eram jovens. O espetáculo, chamado "ABBA Voyage", será exibido em um teatro construído especialmente para a ocasião em Londres. Terá 22 músicas e aproximadamente uma hora e meia de duração.

O sueco Carl Magnus Palm, especialista no grupo, afirmou em declarações à AFP nesta quinta-feira que a criação desses avatares digitais atrasou seu retorno. "Tiveram problemas tecnológicos, não saiu como esperavam. Estavam prontos para isso há um ano, mas então veio a pandemia", destacou. Em sua opinião, ABBA recorreu a uma "tecnologia muito avançada", portanto seus hologramas terão um aspecto realista.

"Os membros reais do ABBA não vão estar lá, mas acredito que haverá músicos ao vivo tocando junto com o 'ABBA digital' e serão vistos como as versões jovens de si mesmos. Como se viam em 1979", afirmou.

Desde seu último álbum de estúdio em 1981 e sua dissolução em 1982, o lendário grupo de pop sueco com dezenas de milhões de discos vendidos não publicou nenhum material novo. Sua separação quebrou o coração de incontáveis fãs, cuja chama nunca se apagou: seu álbum de grandes sucessos publicado em 1992, "ABBA Gold", se tornou um dos discos mais vendidos do mundo.

Depois, o musical "Mamma Mia" e os filmes baseados nele - protagonizados por Meryl Streep e Colin Firth - atraíram novos seguidores que sequer eram nascidos durante seus anos de glória na década de 1970.

Em 27 de abril de 2018, os membros do grupo anunciaram que haviam voltado ao estúdio pela primeira vez em quase quatro décadas. Gravaram duas músicas: "I Still Have Faith in You" e "Don't Shut Me Down". Mas a promessa de publicar novos títulos foi sendo adiada e, com a chegada da pandemia da Covid-19, a festa foi por água abaixo.

Um grupo lendário, que sobreviveu a todas as tendências

Os membros do ABBA - acrônimo dos nomes de seus integrantes - são agora todos septuagenários: Anni-Frid Lyngstad, 75, Agnetha Fältskog, 71, Björn Ulvaeus, 76, e Benny Andersson, 74. Durante um tempo, formaram dois casais glamourosos, mas agora estão divorciados. O quarteto, que contribuiu para transformar a Suécia no terceiro exportador mundial de música, atrás dos Estados Unidos e Reino Unido, se formou no final da década de 1960. Os dois "B" - Benny e Björn - se conheceram e começaram a escrever suas primeiras canções em 1966. Em 1969, Agnetha Fältskog e Anni-Frid - "Frida" se juntaram a eles.

Em 1973, o grupo, que ganhou o nome de ABBA um ano depois, não conseguiu se classificar para o Festival da Canção de Eurovision. No ano seguinte, a competição ocorreu em Brighton (Inglaterra) e o quarteto, ainda desconhecido, causou sensação com "Waterloo", que recebeu este nome em homenagem à famosa vitória inglesa sobre o exército de Napoleão. O ABBA ganhou de goleada, colocando a diva de "Grease", Olivia Newton-John, no sexto lugar.

Com suas guitarras em forma de estrela e suas calças de cetim apertadas, o fenômeno ABBA nasceu diante dos olhos de milhões de espectadores. Depois de "Waterloo", emplacaram outros grandes hits, como "Mamma Mia" (1975), que chegou a superar "Bohemian Rapsody" de Queen na lista britânica de sucessos.

O álbum "Arrival" (1976), do qual venderam mais de 10 milhões de cópias e que inclui músicas como "Money, Money, Money", "Knowing Me, Knowing You" e "Dancing Queen", confirmou sua fama.

Interpretada pela primeira vez no casamento do rei sueco em junho de 1976, "Dancing Queen" se tornou o grande sucesso do ano. Com figurinos do século XVIII, os ABBA cantaram para o rei Carl Gustaf e a futura rainha Silvia - para quem a canção foi dedicada - na Ópera de Estocolmo. "Take A Chance on Me" (1977) e "Gimme! Gimme! Gimme! (a man after midnight)" (1979) completaram a longa lista de sucessos da banda, que alcançou o posto de superestrela.

Dois divórcios e uma separação

O divórcio de Björn e Agnetha em 1979 marcou o início dos problemas, mas também originou uma de suas músicas mais potentes, "The Winner Takes It All", assim como "Chiquitita". Em 1980, o ABBA lançou o álbum "Super Trouper" e realizou seu último show após uma turnê pelo Japão. No ano seguinte, Benny e Frida se divorciaram.

Em 1982, a banda anunciou que iria tirar um "descanso", mas esta pausa, na verdade, marcou sua separação e o grupo não voltou a lançar músicas novas.
Fonte: AFP

Related Post

Banda sueca ABBA lança novo álbum 40 anos depois BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...