Covid-19: média móvel de mortes volta a apresentar tendência de alta após três meses, diz consórcio

A comparação de ontem,  quarta-feira, 22  no entanto foi feita em relação ao dia 9 de setembro após feriado nacional prolongado. Em ocasiões como essa, as equipes que contabilizam o número de mortes fica reduzida. Ceará é a federação com o maior índice de queda.
No Rio de Janeiro, há tendência de alta de 21%(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)


A média móvel de mortes em decorrência da Covid-19 voltou a indicar tendência de alta após três meses, desde o dia 21 de junho deste ano. De acordo com dados do consórcio formado por veículos de imprensa, a média dos últimos sete dias ficou em 531, apresentando crescimento de 16% em relação ao número registrado há 14 dias.
O portal G1, um dos integrantes do consórcio, ponderou que o aumento pode se explicar porque o comparativo atual se refere ao dia 9 de setembro, logo após o feriado nacional estendido, quando há equipes menores para contabilizar os registros. No total, nove estados brasileiros aparecem com tendência de alta nas mortes: Acre, Tocantins, Pará, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
O Ceará, o Distrito Federal e outros dez estados apresentam queda na média móvel de casos, conforme os dados do consórcio. Atrás apenas de Rondônia, o Ceará é a federação com o maior índice de queda no indicador, com 66% de redução. Para determinar a situação de cada estado, é considerado o percentual de mudança: se for até 15% é considerado estável, acima de 15% positivos está em crescimento, enquanto 15% negativos significa queda.
Nas últimas 24 horas, foram registradas 839 mortes e 35,6 mil casos por Covid-19 no País, segundo o consórcio, que utiliza como base os dados repassados por secretarias estaduais de Saúde. O número é ligeiramente inferior ao divulgado pelo Ministério da Saúde, com marca de 876 novas mortes e 36,4 mil casos novos no mesmo período.
(*) O Povo

Related Post

Covid-19: média móvel de mortes volta a apresentar tendência de alta após três meses, diz consórcio BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...