Interrupção das águas do São Francisco não afeta volume do Castanhão, diz SRH

Reserva hídrica do maior açude do Ceará é duas vezes inferior ao percentual mínimo que indica cenário crítico(foto: JÚLIO CAESAR)


Há mais de quatro meses sem receber as águas da transposiçãodo Rio São Francisco, o açude Castanhão, maior reservatório hídrico do Ceará, encerra setembro com a menor carga hídrica já registrada em 2021 (10,03%). Em maio, último mês de bombeamento das águas do Velho Chico para o açude, o volume era de 12,28%. Apesar da redução, a Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SRH) diz que a suspensão do bombeamento das águas da transposição ao Ceará tem pouca relação com os números atuais.

De acordo com a pasta, a maior parte do volume hídrico do Castanhão provém das chuvas registradas entre fevereiro e maio, período conhecido como quadra chuvosa. “As águas do São Francisco são um complemento, mas não significa muito no todo”, acrescentou a SRH em nota enviada ao O POVO.

Related Post

Interrupção das águas do São Francisco não afeta volume do Castanhão, diz SRH BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...