Policial é expulso por motim e CGD aponta "comportamento miliciano"

Soldado da PM recebeu punição máxima por participar de ocupação ilegal ao 18º BMP, em Fortaleza.


A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) do Ceará confirmou, nessa sexta-feira, 24, a expulsão de mais um policial militar por participação no motim de 2020. A punição, que consta em portaria publicada no Diário Oficial do Estado, foi aplicada ao soldado da PM Antônio Soares Lima Filho, que respondia a Processo Administrativo Disciplinar (PAD), no âmbito da CGD, desde 10 de março do ano passado.
Segundo o relatório da comissão processante, o militar violou deveres e princípios básicos da profissão, incorrendo em prática de transgressão disciplinar. O documento cita que o soldado não só participou da ocupação ilegal do 18º Batalhão (Antônio Bezerra), considerado epicentro do motim, como também incentivou outros companheiros de farda a aderirem à paralização.
“[...] o citado militar, além de aparentemente haver aderido de forma espontânea à paralisação das atividades, compareceu ao Quartel que era utilizado como local de concentração dos amotinados, valendo-se de equipamento próprio das forças policiais, o que, em tese, demonstra afronta à disciplina militar e, em assim sendo, hipoteticamente, pode ter praticado ato de incitação à subversão da Ordem Política e Social, assim como instigado outros policiais a atuarem com desobediência, indisciplina e incorrerem na prática de crime militar, dando azo a configuração dos delitos de ‘Incitação’”, relata a portaria.
(*) O Povo
www.carlosdehon.com

Related Post

Policial é expulso por motim e CGD aponta "comportamento miliciano" BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 25 de setembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...