Maioria dos reservatórios do Ceará está com níveis de armazenamento abaixo de 30%

OCeará dá boas vindas a setembro, considerado o mês mais seco do ano, com a maioria dos reservatórios em nível crítico de volume hídrico. É o que mostram dados do Portal Hidrológico do Estado, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), extraídos nesta quarta-feira, 1º. De acordo com a plataforma, dos 66 açudes monitorados, em 55 o volume de água armazenado está abaixo de 30% da capacidade total. Nos outros 11, o índice é superior a 90%.

Considerando a média de todos os reservatórios analisados, o nível de reserva hídrica no Estado é de apenas 26,4%. O volume tem caído progressivamente desde o fim da quadra chuvosa, em maio, quando havia alcançado 27,9%. Naquela ocasião, o número de reservatórios com armazenamento inferior a 30% era 47. Já a quantidade dos que acumulavam nível acima de 90% chegava a 33. Outros 10 açudes chegaram até mesmo a transbordar a capacidade máxima de 100%.

Com o fim do período mais chuvoso do ano e a alta constante das temperaturas, a ocorrência de precipitações se torna cada vez mais difícil no segundo semestre, o que tende a agravar a situação dos açudes em todas as regiões do Estado. Ainda assim, a Cogerh descarta a possibilidade de desabastecimento humano nos 184 municípios cearenses.

Embora o nível de água dos reservatórios esteja em patamar considerado preocupante, a situação atual é um pouco melhor do que o cenário vivenciado no início do ano. Em janeiro, nenhum dos açudes monitorados apresentava reserva acima de 90%. A média de recarga, por sua vez, era de 24,6%, ligeiramente inferior à registrada nesta quarta-feira.

Maiores reservatórios

Dos três maiores açudes do Estado, o Banabuiú, segundo da lista, que integra bacia hidrográfica homônima, é o que apresenta situação mais crítica, com apenas 9,18% de nível hídrico. O reservatório tem capacidade para cerca de 217 mil m³.

Já o Castanhão, que suporta até 973 mil m³, acumula recarga de apenas 12,38%. O quadro é menos crítico no açude de Orós, onde 26,23% do volume hídrico (493 mil m³) está preenchido.

Há exatamente um ano, os níveis de ocupação hídrica do Castanhão e do Banabuiú eram 14,53% e 13,61%, respectivamente. Na contramão, o reservatório de Orós tinha volume inferior ao de agora (25,43%).

(*) Jornal O Povo

Related Post

Maioria dos reservatórios do Ceará está com níveis de armazenamento abaixo de 30% BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...