Brasil proíbe voos oriundos de seis países para frear nova variante

O Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da África diante de uma nova variante de coronavírus, de acordo com informações do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Segundo ele, a restrição afetará, a partir da próxima segunda-feira (29), os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia).

A informação foi divulgada por meio de uma rede social e a portaria deve ser publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” neste sábado (27). A decisão é motivada pela descoberta de uma nova “variante de preocupação” do coronavírus, chamada de ômicron


“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, publicou o ministro no Twitter.

A nova variante do coronavírus identificada na África do Sul, batizada de ômicron, foi declarada nesta sexta uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia recomendado ao governo que restringisse os voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul. A decisão brasileira seguiu restrições de viagens impostas por diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.

Nova variante

As autoridades de saúde da Holanda disseram que 61 pessoas que chegaram a Amsterdã em dois voos vindos da África do Sul na sexta-feira (26) testaram positivo para a Covid-19. Todos os passageiros vão passar por testes no início deste sábado (27) para descobrir se alguma das infecções é da recém-descoberta variante do coronavírus, a ômicron.

Essa nova cepa da Covid-19 começa a preocupar a população e, também, as autoridades de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a B.1.1.529 como uma “variante de preocupação” e escolheu como nome “ômicron“. Com essa classificação, a nova variante foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, há a possibilidade de a variante Ômicron já estar circulando no Brasil, embora, não tenha ocorrido a detecção efetiva de nenhum infectado.

(*) CA

Related Post

Brasil proíbe voos oriundos de seis países para frear nova variante BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 28 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...