Bate Papo, do Jornal Alerta Geral, destaca a boa iniciativa da Aprece com a criação do Movimento Mulheres Municipalistas

A Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) lança, nesta sexta-feira (26), às 14 horas, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Movimento Mulheres Municipalistas no Ceará. O movimento nasce para ampliar a participação das mulheres na vida pública e política e atrai, nesse momento, a participação das prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais.

A boa iniciativa da Aprece, que fortalece ainda mais as ações e as medidas que estão sendo adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Congresso Nacional para estimular mais candidaturas femininas a partir das eleições de 2022, ganha destaque no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral.

O jornalista Beto Almeida classifica o movimento como relevante para estimular maior engajamento feminino na política e lembra que, nas eleições de 2020, apenas 27 mulheres foram eleitas prefeitas entre as 184 cidades do Ceará. Com a iniciativa da Aprece, segundo Beto Almeida, as eleições de 2022 e 2024 já poderão mostrar uma cara mais feminina na política.

A destinação de um volume maior de recursos do fundo partidário para campanhas que incentivem as mulheres a entrarem na política e o aumento das verbas do fundo eleitoral para as candidaturas femininas ao Legislativo e ao Executivo estão entre as boas ações que abrem caminhos para mudança no perfil da representação política, dominada com intensidade pela voz masculina.

De acordo com a Aprece, o Movimento Mulheres Municipalistas tem como meta principal ‘’unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder’’. A iniciativa foi lançada em nível nacional no ano de 2017, durante a XX Marcha em Defesa dos Municípios

“O Movimento Mulheres Municipalistas vem ganhando força junto às entidades municipalistas brasileiras e não poderíamos nos eximir de aderir a tão importante movimento’’, expõe o presidente da Aprece, Júnior Castro, para quem o movimento ‘’é um meio legítimo de valorização da participação das mulheres nos processos eleitorais, nos espaços políticos de decisão e à frente das gestões municipais”.
(*) CEARÁ AGORA

Related Post

Bate Papo, do Jornal Alerta Geral, destaca a boa iniciativa da Aprece com a criação do Movimento Mulheres Municipalistas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...