Eclipse lunar mais longo do século ocorre neste mês; saiba como ver

 

Fenômeno durará três horas, 28 minutos e 23 segundos, ao todo, conforme a Nasa.

ECLIPSE LUNAR


O céu noturno será palco de mais um eclipse solar no dia 19 de novembro, uma sexta-feira. No entanto, o espetáculo astronômico será diferenciado na data: o fenômeno tem previsão de ser o mais longo do século XXI, conforme a Nasa.

De acordo com a revista Época, a agência espacial norte-americana comunicou que o eclipse durará três horas, 28 minutos e 23 segundos, o que corresponde à maior duração de tempo entre os fenômenos do tipo ocorridos entre 2001 e 2100.

Nas primeiras horas do dia 19, a Terra passará entre o Sol e a Lua, e o eclipse atingirá o seu pico por volta das 6h da manhã no Brasil. O planeta esconderá cerca de 97% da Lua cheia na ocasião.

Segundo o canal ShowMeTech, de ciência e tecnologia, a observação do fenômeno em solo brasileiro só poderá ser feita por pouco mais de duas horas, e sem os 97% de cobertura da superfície lunar.

A elevação do nível do mar causado por um ciclo lunar fará com que cidades costeiras ao redor dos Estados Unidos comecem uma década de aumentos dramáticos no número de inundações a partir de 2030. Os dados constam em pesquisa liderada por membros da equipe de ciência da mudança do nível do mar da Nasa da Universidade do Havaí.

O estudo aponta que as marés altas excederão os limites de inundação conhecidos em todo o país com mais frequência. Além disso, os fenômenos por vezes ocorrerão em aglomerados com duração de um mês ou mais, dependendo das posições da Lua, da Terra e do Sol.

Quando a Lua e a Terra se alinham de maneiras específicas entre si e o Sol, a atração gravitacional resultante e a resposta correspondente do oceano podem deixar os moradores da cidade lidando com inundações de dois dias ou a semana toda.

(*) DN
www.carlosdehon.com

Related Post

Eclipse lunar mais longo do século ocorre neste mês; saiba como ver BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 9 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...