Em protesto, pesquisador da UFC e outros 20 cientistas renunciam à outorga concedida por Bolsonaro

Legenda: A Ordem Nacional do Mérito Científico reconhece as contribuições científicas e técnicas de personalidades brasileiras e estrangeiras.
Foto: Divulgação Fiocruz


O professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Aldo Ângelo Moreira Lima, e outros 20 cientistas brasileiros condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em decreto presidencial do dia 3 de novembro de 2021, renunciaram à outorga. Isso, após o presidente Jair Bolsonaro retirar da lista de homenageados, o cientista Marcus Vinícius Guimarães, da Fiocruz, contrário ao uso da cloroquina para Covid, e a pesquisadora Adele Benzaken, atual diretora da Fiocruz Amazônia.

Em uma carta aberta, divulgada no dia 6 de novembro, Aldo Ângelo, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, e os outros 20 pesquisadores de diversas instituições brasileiras, destacam que “vêm a público declarar sua indignação, protesto e repúdio pela exclusão arbitrária dos colegas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados”.

Os pesquisadores enfatizam que não compactuam com a forma pela qual o negacionismo, as perseguições a colegas cientistas e os cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia são usados “como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade científica brasileira nas últimas décadas”.

O professor Aldo Ângelo, conforme estudo divulgado em outubro de 2021, com base no SciVerse Scopus, banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais e revistas da editora holandesa Elsevier, consta com um dos cientistas com produções de grande impacto ao longo de toda a carreira e também como um dos pesquisadores de destaque no mundo em 2020.
O QUE É ESSA HOMENAGEM?

Na carta aberta, os pesquisadores explicam que a Ordem Nacional do Mérito Científico foi criada em 1993 e é um instrumento de Estado para reconhecer contribuições científicas e técnicas de personalidades brasileiras e estrangeiras.

A indicação dos membros agraciados é feita por uma Comissão na qual constam três membros indicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, três membros indicados pela Academia Brasileira de Ciências e três membros indicados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

(*) DN
www.carlosdehon.com

Related Post

Em protesto, pesquisador da UFC e outros 20 cientistas renunciam à outorga concedida por Bolsonaro BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 7 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...