Filiação de Bolsonaro ao partido de Valdemar Costa Neto deve acontecer no dia 22

 Jair Bolsonaro deve disputar a reeleição pelo PL, partido do centrão comandado por um político que já foi preso e sempre é associado a escândalos de corrupção.

Valdemar Costa Neto e Bolsonaro (Foto: Reprodução/Youtube | Reuters)


BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro decidiu se filiar ao PL, partido do ex-deputado Valdemar Costa Neto, e a formalização deve ocorrer no dia 22 deste mês, após o chefe do Executivo ter sido alvo de assédio também do PP, outro importante partido do chamado centrão.

Segundo o senador Wellington Fagundes (PL-MT), que se reuniu ontem,  segunda-feira com Bolsonaro e a ministra-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Flávia Arruda, a "provável" filiação será alinhada em uma reunião no dia 17.

"O ato de filiação deve acontecer no dia 22", disse o senador. "Há um empenho de todos os companheiros do partido para receber o presidente", acrescentou, estendendo o convite a "toda equipe do presidente e atuais apoiadores".

A Reuters havia antecipado em 26 de outubro que Bolsonaro deveria optar pelo PL, em uma mudança de rumo depois de praticamente ter fechado com o PP.

Uma importante liderança do PL disse à Reuters mais cedo nesta segunda-feira, sob a condição de anonimato, que Costa Neto havia lhe assegurado que o martelo estava batido.

Em um vídeo divulgado no dia 25 de outubro, Costa Neto convidou Bolsonaro e os filhos a se filiar ao PL. Segundo a fonte, o dirigente partidário --com forte atuação de bastidor e avesso a holofotes-- só fez esse movimento após ter recebido sinais de que o presidente iria para o partido.

Contudo, a cúpula do PP --que tem o ministro da Casa Civil e presidente licenciado do partido, Ciro Nogueira, como expoente -- reagiu e tentou garantir o ingresso de Bolsonaro na legenda. A tentativa não obteve sucesso.

Uma possibilidade aventada, segundo fontes ouvidas pela Reuters, é que, com Bolsonaro filiado ao PL, o vice na provável chapa presidencial para a eleição de 2022 seja indicado pelo PP.

O chefe do Executivo precisa estar filiado a uma legenda para concorrer à reeleição em 2022. Ele se desfiliou do PSL em 2019, pouco depois de assumir o governo.

(*) Reportagem completa 247
( *) REUTERS > Brasília
WWW.CARLOSDEHON.COM

Related Post

Filiação de Bolsonaro ao partido de Valdemar Costa Neto deve acontecer no dia 22 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 9 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...