Gastos de Bolsonaro com cartão corporativo podem ter sido maiores do que o divulgado, diz jornalista Luiz Fernando Toledo, cofundador da agência que identificou gastos de cartões dos últimos presidentes, disse em entrevista a Natuza Nery que há dados incompletos e que números 'não batem' com o Portal da Transparência.



Os gastos com cartões corporativos da gestão de Jair Bolsonaro, em 2022, podem ser maiores do que o divulgado, segundo o jornalista Luiz Fernando Toledo, cofundador da agência "Fiquem Sabendo". Em entrevista a Natuza Nery para o podcast O Assunto, Toledo afirmou que há dados incompletos nas planilhas divulgadas.

A agência "Fiquem Sabendo" identificou os gastos disponibilizados pela Secretaria-Geral da Presidência da República no início de janeiro.

Toledo disse que os dados "não batem" com o que consta no Portal da Transparência. Apesar de não detalhar as compras com o cartão corporativo, o Portal da Transparência informa um gasto maior do que o que foi divulgado na última semana.

"Os dados divulgados na semana passada pelo governo federal falam em R$ 4 milhões gastos no cartão corporativo da Presidência em 2022, enquanto os que estão no Portal da Transparência falam em R$ 22 milhões", afirmou.

Para o jornalista, a diferença nos gastos deixou vários questionamentos. Entre eles, se os dados divulgados são apenas do presidente ou se englobam outros órgãos.

"Se a gente não tiver os dados completos, a comparação fica equivocada. A gente sabe, por exemplo, que está faltando divulgar os gastos com o exterior. Muitas viagens para o exterior não aparecem na planilha."


Toledo disse ainda que é fundamental que sejam divulgadas as notas fiscais das compras feitas com o cartão corporativo, para que se saiba exatamente o que os agentes públicos compraram em cada estabelecimento.

(*) G1

Related Post

Gastos de Bolsonaro com cartão corporativo podem ter sido maiores do que o divulgado, diz jornalista Luiz Fernando Toledo, cofundador da agência que identificou gastos de cartões dos últimos presidentes, disse em entrevista a Natuza Nery que há dados incompletos e que números 'não batem' com o Portal da Transparência. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...