EMPREGO 15 Empresas do Ceará estão na "lista suja do trabalho escravo" com mais de 90 vítimas

QUASE 100 FUNCIONÁRIOS FORAM VÍTIMAS
Pelo menos 15 empresas sediadas no Ceará submeteram 96 trabalhadores a condições análogas à escravidão, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O órgão atualizou, nesta quarta-feira (9), a chamada "lista suja do trabalho escravo".

Ao todo, 155 empresas de todo o Brasil foram incluídas, sendo três no Ceará. O cadastro já continha 12 empresas do estado, e, com a adição das novas três, o número de empresas cearenses que desrespeitam os direitos trabalhistas chegou a 15.

Atualmente, há 724 empregadores do país inteiro na "lista suja". As empresas cearenses estão em diferentes setores, como construção civil e alimentos, e localizadas em 12 municípios do estado, incluindo Fortaleza, Região Metropolitana e interior. Uma das empresas autuadas é uma churrascaria no Meireles, na capital cearense.

O cadastro é atualizado a cada seis meses, com o objetivo de garantir transparência às ações dos auditores-fiscais do trabalho no enfrentamento desse problema. A última atualização havia sido divulgada em outubro de 2024.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, empresas e empregadores passam a integrar a “lista suja” quando o processo que os envolve por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão é encerrado de forma definitiva, com julgamento concluído e sem possibilidade de novos recursos.

Após a inclusão, o nome da empresa permanece na lista por dois anos, como determina a instrução normativa que regula o cadastro.

Related Post

EMPREGO 15 Empresas do Ceará estão na "lista suja do trabalho escravo" com mais de 90 vítimas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 10 de abril de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...