INFLAÇÃO Tomate, ovo e café; ala dos alimentos teve maior impacto na inflação

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 0,56% em março. A maior contribuição para o índice geral veio do grupo Alimentação e bebidas, que acelerou de 0,70% para 1,17% no mês.
A inflação dos alimentos teve impacto de 0,25 ponto percentual — ou seja, cerca de 45% do IPCA de março. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram variação positiva na passagem de fevereiro para março.

O IPCA de março computou alta de 0,56%, o que representa uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando registrou avanço de 1,31% (recorde para o mês de fevereiro). O Brasil tem inflação acumulada de 5,48% — acima do teto da meta, que é de 4,50%.

O grupo Alimentação e bebidas avançou pelo sétimo mês consecutivo, com preços subindo 1,17%. A alimentação no domicílio (ou seja, o preço dos produtos nos mercados) cresceu 1,31%, o que mostra uma certa aceleração na comparação com fevereiro (0,79%).

Os destaques vão para:

-as altas nos preços do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%).

-as quedas nos preços do óleo de soja (1,99%), do arroz (1,81%) e das carnes (1,60%).

➡️ Leia a matéria completa no metropoles.com

Related Post

INFLAÇÃO Tomate, ovo e café; ala dos alimentos teve maior impacto na inflação BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 11 de abril de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...