LEVANTAMENTO: Pelo menos 44% dos traficantes de drogas no Ceará afirmam que não deixariam o crime mesmo se tivessem oportunidade, enquanto 41% declararam que deixariam, segundo a pesquisa Raio-X da Vida Real, realizada pelo Instituto Data Favela.


CONFIRA OS DETALHES DA PESQUISA
Pelo menos 44% dos traficantes de drogas no Ceará afirmam que não deixariam o crime mesmo se tivessem oportunidade, enquanto 41% declararam que deixariam, segundo a pesquisa Raio-X da Vida Real, realizada pelo Instituto Data Favela.

O Ceará é o 3º estado com a maior proporção de entrevistados que permaneceriam no crime, atrás apenas do Distrito Federal (77%) e de Minas Gerais (57%).

Em nível nacional, 58% dos envolvidos disseram que sairiam do crime se tivessem uma oportunidade, manifestando o desejo de deixar essa condição caso pudessem garantir sustento econômico e estabilidade pessoal.

Por outro lado, ao responderem à pergunta “Se você tivesse uma oportunidade de deixar o que faz hoje no crime, você sairia?”, 31% afirmaram que não abandonariam essa situação.

A pesquisa mostra que a remuneração é o principal motivo para a permanência no crime. Entre os entrevistados, 63% recebem até dois salários mínimos (R$ 3.040) por mês na atividade criminosa, e a renda média mensal é de R$ 3.536,00. Para 18%, não sobra dinheiro no fim do mês.

O levantamento aponta que 79% dos entrevistados são homens, 21% mulheres, e menos de 1% se declarou LGBTQIAPN+.

O estudo também revela que 74% dos participantes são negros, 50% são jovens entre 13 e 26 anos, e 80% nasceram e cresceram na mesma favela.

Além disso, 84% afirmam que não permitiriam que o próprio filho ingressasse no crime. A pesquisa foi realizada entre 15 de agosto e 20 de setembro deste ano, em favelas de 23 estados brasileiros, e é ligada à Central Única das Favelas (CUFA).

Sobre as entrevistas:

Das 5 mil entrevistas presenciais realizadas em 23 estados, nos locais onde se desenvolvem atividades relacionadas ao tráfico de drogas, 3.954 foram consideradas válidas. O questionário contou com 84 perguntas, e os resultados apresentam margem de erro de 1,56 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.

Related Post

LEVANTAMENTO: Pelo menos 44% dos traficantes de drogas no Ceará afirmam que não deixariam o crime mesmo se tivessem oportunidade, enquanto 41% declararam que deixariam, segundo a pesquisa Raio-X da Vida Real, realizada pelo Instituto Data Favela. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 18 de novembro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...