VOCÊ JÁ SABIA?
Avisos sobre o programa Dignidade Menstrual serão enviados pelo WhatsApp. A iniciativa garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas.
O programa é voltado para a faixa etária de 10 a 49 anos inscrita no CadÚnico, que tenha renda mensal de até R$ 218. O público-alvo são estudantes de baixa renda da rede pública ou pessoas em situação de rua.
Para retirar os absorventes gratuitos, basta procurar uma farmácia credenciada e apresentar autorização emitida no Meu SUS Digital, CPF e documento de identidade com foto.
O envio das mensagens tem o objetivo de divulgar o programa à população, além de promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta de absorventes higiênicos.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país passaram a disponibilizar a autorização para retirada de absorventes menstruais às beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual desde outubro deste ano. Agora, existem duas possibilidades para obter as autorizações: presencial nas UBS ou virtual via aplicativo. A retirada dos absorventes continua sendo realizada nas farmácias credenciadas do Farmácia Popular.
Outra novidade é que adolescentes entre 12 e 16 anos poderão retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis. Desde a implementação do programa, em 2024, já foram atendidas mais de 2,5 milhões de pessoas e distribuídos mais de 376 milhões de absorventes menstruais.







Nenhum comentário: