Aos 23 anos e com uma extensa ficha criminal, João Victor da Silva Araújo foi preso no último sábado (22), na zona rural de Sobral, Interior do Ceará. O homem é integrante do grupo criminoso de origem paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já responde por 16 crimes contra a vida (homicídios e tentativas de homicídio).
O Diário do Nordeste apurou que João Victor teria cometido a maior parte dos crimes na cidade de Cariré. Entre porte ilegal de arma de fogo, roubo majorado e execuções, de acordo com documentos que a reportagem teve acesso, o jovem ainda estaria envolvido em uma tentativa de chacina em Groaíras.
O ataque com múltiplos feridos aconteceu no ano de 2023. Após este episódio, João Victor ainda esteve envolvido, segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), no assassinato de um entregador de pães e tentativa de homicídio de um homem e uma mulher.
Na maior parte dos casos, a motivação para os crimes consistia na disputa de poder entre facções rivais. De acordo com a SSPDS, contra ele havia cinco mandados de prisão preventiva em aberto. A defesa do jovem não foi localizada pela reportagem e este espaço segue em aberto para possíveis futuras manifestações.
ATAQUES
Conforme o MPCE, João Victor da Silva Araújo teria matado Herdeson Mendes Sousa, por motivo torpe, "isto é, disputa de poder entre facções rivais, tendo o crime sido cometido mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido".
A vítima trabalhava entregando pães no Cariré, quando o denunciado efetuou quatro disparos de arma de fogo, "sendo causa suficiente para a sua morte, conforme laudo pericial cadavérico"
Devido a este crime, João teve decretada a prisão preventiva e o Judiciário recebeu a denúncia no último mês de fevereiro.
(*) Diário do Nordeste







Nenhum comentário: