Com 92,15% das UTIs ocupadas, Ceará deve decidir sobre lockdown neste domingo (4)

Apesar da pandemia estar entrando em uma fase de desaceleração, a situação do sistema de saúde no Ceará ainda é crítica.

Neste domingo (4), depois de mais de 20 dias de lockdown em todo o Estado, os membros do comitê de combate à pandemia de Covid-19 devem se reunir para analisar os dados sobre a situação da doença no Ceará. Deste encontro, deverá sair uma decisão sobre a continuidade ou não do isolamento social rígido no Estado.

Especialistas já afirmam que a segunda onda da pandemia de Covid-19 no Ceará entrou em uma fase de desaceleração, com a média móvel de casos e de óbitos começando a diminuir. Mas a situação do sistema de saúde do Ceará ainda é crítica.

Segundo os dados do IntegraSUS, atualizados no último sábado (3), a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 92,15%. Em todo o Estado, dos 41 hospitais com leitos de UTI para tratamento da doença estão completamente lotados. Entre eles, estão o Hospital Regional Norte e o Hospital Geral de Fortaleza, duas importantes unidades de saúde do Estado.

A situação nas enfermarias é um pouco melhor, mas ainda grave. O IntegraSUS marca uma ocupação de 76,49%, mas alguns hospitais já ultrapassaram a capacidade de atendimento. É o caso, por exemplo, do Hospital Deputado Murilo Aguiar, em Camocim, que está com uma ocupação de 110% dos leitos das enfermarias.

Segundo o IntegraSUS, 530 pessoas esperam uma vaga de UTI no Ceará. Outras 343 aguardam por uma vaga em um leito de enfermaria.

Esse quadro alarmante poderia ser ainda pior se não fosse um aumento acelerado no número de vagas para atendimentos de pacientes com Covid-19. Segundo o último balanço divulgado pelo governador em uma live na quinta-feira (1º), o Ceará possui 4.798 leitos exclusivos para esses pacientes, sendo 3.543 de enfermaria e mais 1.255 leitos de UTI.

“Próxima semana deveremos chegar a 5 mil leitos exclusivos Covid, e lembrando que, antes da pandemia, o Ceará tinha apenas três áreas de saúde com leitos de UTI, e hoje 16 áreas espalhadas pelo Estado possuem leitos de UTI, numa estrutura que ficará permanente nas unidades de saúde para atender a população”, afirmou o governador.
A decisão sobre o lockdown

Como o decreto vigente no Ceará só tem validade até este domingo (4), o governador Camilo Santana deve fazer o anúncio sobre a prorrogação ou não das medidas de lockdown ainda hoje. No final de março, ele já havia falado sobre a possibilidade de uma retomada dos serviços não essenciais a partir da segunda-feira (5), mas o gestor optou por esperar o feriado da Semana Santa para ter mais tempo de análise dos números da pandemia.


Related Post

Com 92,15% das UTIs ocupadas, Ceará deve decidir sobre lockdown neste domingo (4) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 4 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...