Em carta a Biden, governadores buscam negociações diretas com os EUA em defesa do clima

foto divulgação
Os governadores de vários estados brasileiros, entre eles Camilo Santana, do Ceará, enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propondo uma parceria em defesa do clima. O documento foi entregue ao embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, em uma reunião na última terça-feira (20).

Nas redes sociais, o governador Camilo Santana ressaltou a importância deste trabalho conjunto entre os gestores estaduais na defesa do meio ambiente. “A preservação ambiental do país é um tema que nos preocupa e que precisa ser discutido de forma séria e responsável”, afirmou o líder do Executivo no Ceará.

O documento “Governadores Pelo Clima” visa desenvolver estratégias de financiamento na busca pela defesa do meio ambiente no Brasil. Segundo o texto, o movimento de negociação direta com os Estados Unidos é fruto de uma coalizão “ampla e diversa, envolvendo progressistas, moderados e conservadores, de situação e oposição, sinaliza o desejo do Brasil por união e construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas pela degradação de ecossistemas”.

O manifesto destaca, ainda, alguns biomas brasileiros que são de grande importância para a manutenção da vida no planeta, como a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, a Pampa e o Pantanal, “que perdeu grandes áreas em incêndios em 2020”, destaca o texto.


“Juntos, podemos construir com agilidade a maior economia de descarbonização do planeta, criando referências para impulsionar a transição da economia mundial para um modelo carbono neutro, orientando uma retomada verde pós-pandemia. Os Estados brasileiros têm enormes capacidades de contribuir com a captura de emissões globais, aumentando a ambição da NDC nacional, reduzindo a pobreza, desenvolvendo novos arranjos econômicos e fortalecendo comunidades indígenas”, destaca o documento.

Esta tentativa de negociação direta dos governadores com Joe Biden acontece nas vésperas da participação do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril. Cerca de 40 líderes mundiais devem participar deste encontro virtual para discutir o aquecimento global.

Diante do cenário climático mundial, o presidente brasileiro sofre uma forte pressão a nível nacional e internacional para tomar providências diante do desmatamento e das queimadas no País. A atuação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está no centro das críticas ao Governo Federal.

No dia 14 de abril, visando abrir o diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro enviou uma carta a Joe Biden reconhecendo o desmatamento no Brasil e se comprometendo a mudar a situação ambiental até 2030.


Related Post

Em carta a Biden, governadores buscam negociações diretas com os EUA em defesa do clima BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 21 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...