Ceará na rota do tráfico de barbatana de tubarão: brasileiros e chineses estão envolvidos no esquema

As recentes apreensões de toneladas de barbatanas de tubarões no Ceará apontam a presença do Estado na rota do tráfico do item consumido como alimento nobre e símbolo de poder e ostentação na Ásia. O Diário do Nordeste apurou junto à Receita Federal que brasileiros e chineses estão envolvidos no esquema.

Em menos de um mês, cerca de 330 quilos de barbatanas de tubarões foram apreendidos no Ceará. O crime acontece, segundo uma fonte da Receita Federal, com a participação de "pessoas acima de qualquer suspeita e o Estado usado como ponto de passagem na logística de transporte pela via aérea e terrestre".

No exterior, o quilo da barbatana costuma ser comercializado por 3 mil dólares, indicando ser uma carga de valor milionário. Para a extração de cada quilo, são mortos 20 tubarões.
TRANSPORTE
A carga apreendida nessa segunda-feira (23) vinha de São Luís, no Maranhão. Escondidos em outras cargas e bagagens de passageiros, o material foi interceptado no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Fortaleza.

O insumo tinha como destino o Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. Segundo o órgão ligado ao Ministério da Fazenda, esse tipo de mercadoria é geralmente enviado para nações como China, Hong Kong, Malásia e Vietnã.

(*) Diário do Nordeste

Related Post

Ceará na rota do tráfico de barbatana de tubarão: brasileiros e chineses estão envolvidos no esquema BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 24 de setembro de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...