SECA E ESTIAGEM DEIXAM DOIS MUNICÍPIOS CEARENSES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

OUTROS ESTADOS ESTÃO NA LISTA
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (11), a situação de emergência em 22 municípios de seis estados do Nordeste que enfrentam a estiagem.

No Ceará, aparecem as cidades de Acopiara, a 350 km de Fortaleza, em situação de seca desde o dia 17 de julho, e Milhã, a 309 km da capital, que enfrenta uma estiagem reconhecida pelo Governo Federal desde o dia 26 de agosto. Estão na lista outros 20 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O QUE MUDA?

Com o nome na lista, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE SECA E ESTIAGEM

A seca e a estiagem são fenômenos relacionados à falta de chuvas, mas diferem em duração e gravidade. A seca é caracterizada pela ausência prolongada de chuvas, podendo durar meses ou até anos, e provoca impactos significativos na agricultura, no abastecimento de água e na economia de uma região.

Já a estiagem é um período mais curto sem chuvas, normalmente ligado a ciclos naturais, como a transição entre estações. Embora também afete temporariamente as plantações e o abastecimento de água, seus efeitos são menos severos e, geralmente, não causam grandes prejuízos a longo prazo.

Related Post

SECA E ESTIAGEM DEIXAM DOIS MUNICÍPIOS CEARENSES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...