Plantação com cerca de 15 mil pés de maconha é destruída no Maciço do Baturité, sexta-feira, 26 de dezembro, 12h26

EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL
Uma plantação de maconha com estimativa entre 10 e 15 mil pés foi identificada e incinerada pela Polícia Federal nos municípios de Mulungu e Pacoti, no Maciço de Baturité.

As equipes da PF, com apoio da Polícia Militar do Ceará, cortaram e incineraram o plantio no próprio local, na quarta-feira (24). A ação representa uma descoberta inédita na região, tradicionalmente fora do eixo de cultivo da droga no Ceará.

Durante a operação, foram encontrados indícios de um laboratório para extração de óleo de haxixe, um concentrado derivado da planta de cannabis com alto teor de THC.

(*) JJ

Quem foi Isabelle Marciniak, ginasta considerada 'joia' do esporte no Brasil

A jovem ginasta Isabelle Marciniak, de apenas 18 anos, faleceu em Curitiba nesta quarta-feira (24) após um longo tratamento contra um linfoma de Hodgkin.
Considerada uma jovem promessa da ginástica rítmica brasileira, ela começou cedo no esporte.
O linfoma de Isabelle é um tipo de câncer originado no sistema linfático. O afastamento das competições por conta da doença veio após 2023, com objetivo de focar no tratamento para o restabelecimento da saúde.
QUEM FOI ISABELLE MARCINIAK?
Isabelle era natural de Araucária, no Paraná, e era considerada uma das grandes promessas da ginástica rítmica no Brasil, descrita como uma "joia" do esporte.
O auge na carreira veio em 2021, já aos 14 anos, quando a curitibana se tornou campeã geral do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica "Ilona Peuker", realizado em Florianópolis, onde também conquistou o ouro no aparelho bola e a prata na fita.
A carreira como atleta passou, principalmente, pelo Clube Agir, da cidade em que nasceu, onde acumulou diversas conquistas.
No trio adulto do clube, Isabelle conquistou outro título nacional em 2023, mesma época em que a federação estadual de ginástica destacou o compromisso dela com o esporte.
Filha de Michelle e Marcelo Marciniak, a jovem precisou, no entanto, pausar a carreira cedo por conta do diagnóstico. Em 2025, a família organizou vaquinha para obter ajuda nas despesas médicas.
Isabelle teve a morte confirmada na manhã de ontem, quinta-feira (25) pela Federação Paranaense de Ginástica, que emitiu uma nota de pesar ressaltando o "comprometimento e espírito de equipe" de Isabelle.

(*) Diário do Nordeste

Incêndio na sucata do Chico Alves deixa feridos; veja o que se sabe

Quatro pessoas ficaram feridas durante o incêndio de grandes proporções registrado na sucata do Chico Alves, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, na noite dessa quarta-feira (24).

A ocorrência mobilizou mais de 50 bombeiros para o combate ao fogo.

O local ainda não possuía o certificado definitivo de conformidade do Corpo de Bombeiros — documento obrigatório que atesta a segurança e a proteção de prédios comerciais.

Em entrevista concedida ao CETV, da TV Verdes Mares, no início da tarde desta quinta, o capitão Romário Fernandes explicou que o Corpo de Bombeiros foi acionado para o combate às chamas por volta das 23h30, já na virada do Natal, e que a proximidade do local com o quartel permitiu uma resposta imediata. Segundo ele, “mais de 19 viaturas participaram da ocorrência e mais de 50 bombeiros atuaram" no local

Sobre a situação do estabelecimento, Romário Fernandes disse que havia sido aberto um processo para obtenção do certificado de conformidade junto aos Bombeiros, com apresentação de projeto e realização de vistoria, mas o alvará ainda não havia sido concedido. Ele lembrou que a responsabilidade pela certificação é do proprietário.

O proprietário havia dado entrada, sim, no pedido [de conformidade]. Apresentou um projeto, viemos fazer a vistoria, porém havia ainda algumas inconsistências entre o projeto e a vistoria, de forma que o processo de certificação não estava completo, né? Então a gente estava, neste momento, ainda nessa etapa.

Segundo o oficial, a rápida atuação foi fundamental para impedir que o fogo se espalhasse para imóveis vizinhos.

“Trata-se de um local com altíssima concentração de material combustível, cercado de casas e lojas. A resposta rápida evitou que o incêndio tomasse proporções ainda maiores”, afirmou.

O capitão destacou ainda que, embora o fogo esteja controlado, os trabalhos continuam para evitar reignições, comuns em áreas com grande volume de material inflamável.


Dois bombeiros militares, um com quadro de exaustão e outro com queimadura de 2º grau em uma das mãos, foram atendidos no local e liberados para retorno às atividades operacionais. Além disso, o incêndio afetou um adolescente, atendido no local com ferimento leve na região temporal, e liberado após avaliação, e uma mulher, que teve mal súbito, foi atendida no local e encaminhada para a UPA do Cristo Redentor para avaliação médica. Até esta tarde, foram empregados aproximadamente 450 mil litros de água nas ações de combate e rescaldo. O volume resulta da utilização combinada de três viaturas-tanque com capacidade de 12 mil litros cada, reabastecidas quatro vezes; seis Auto Bomba Tanque (ABTs) com capacidade de 4 mil litros cada; além do apoio essencial de seis carros-pipa da Cagece, com capacidade de 10 mil litros por veículo, reabastecidos três vezes cada. Conforme os Bombeiros, a ocorrência está em andamento. Novas informações devem ser divulgadas à medida que os trabalhos avancem e o cenário seja totalmente controlado. MORADORES EVACUADOS DAS RESIDÊNCIAS Ainda na madrugada, vídeos de moradores deixando residências com móveis e eletrodomésticos foram registrados nas redes sociais. "A Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) está acompanhando a situação desde a madrugada de hoje, quando os moradores do entorno foram evacuados", informou o órgão, em comunicado. A DCFor declarou ainda que não foi possível avaliar os imóveis atingidos. A vistoria só pode ser feita após o término dos trabalhos do Corpo de Bombeiros. Até lá, os agentes continuam no local, aguardando a liberação da área. (*) Matéria Diário do Nordeste

Adolescente de 16 anos é morta após testemunhar homicídio no Vicente Pinzón

Uma adolescente foi morta a tiros no bairro Vicente Pinzón - território atualmente disputado pelas facções CV, GDE e TDN -, em Fortaleza. A jovem de 16 anos foi assassinada três meses depois de identificar os mandantes e executores de um homicídio, que também ocorreu no Vicente Pinzón. Ela também havia "perdido" drogas em uma apreensão realizada pela Polícia Militar.

Testemunhas afirmaram que a menina era conhecida por 'passar informações à polícia' e trabalhava como 'aviãozinho' do tráfico para a facção Guardiões do Estado (GDE). A investigação revelou que a adolescente em conflito com a lei tinha três anotações de atos infracionais análogos aos crimes de tráfico e consumo de drogas.

De acordo com o Relatório Policial, a menina foi morta na madrugada do dia 10 de julho de 2025. Na ocasião, um carro branco se aproximou dela, de onde desembarcaram três homens efetuando disparos.

O laudo de exame cadavérico concluiu que ela apresentava quatro perfurações na região da cabeça e uma nas costas.

Moradores relataram às autoridades que a menina traficava para um homem identificado como 'Daniel San' do 'Beco da Doze' - ponto de produção e venda de drogas - no bairro Vicente Pinzón.

Uma denúncia anônima apontou também que "sempre que Mirella errava, Daniel batia nela" e que o mesmo planejou a morte da jovem, ao descobrir que ela "passava informações à polícia".

Daniel da Silva Menezes, o 'Daniel San', foi preso no 'Beco do Doze' - que estava protegido por câmeras de segurança - , em julho de 2025. O homem responde criminalmente pelo assassinato da menina e por crimes na 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas.

Na ocasião da prisão, foram apreendidos com ele uma pistola de calibre 9mm, munições, placas de colete, além de uma balança de precisão e drogas embaladas para venda.

O Relatório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluiu que as balas retiradas do corpo da vítima percorreram o cano da pistola apreendida com 'Daniel San'.

(*) Diário do Nordeste

Obituário: Foi enterrada hoje pela manhã uma das maiores comerciantes da terra do lavrador, D. Consuelo Rufino

Foi enterrada hoje pela manhã a comerciante Maria Rufino de Lima Arrais, conhecida por Dona Consuelo Rufino, 83 anos, ocorrido no início da manhã de ontem, (25) em Acopiara, vítima de infarto. O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira, dia 26, às 9 horas da manhã, no cemitério Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Antes, houve missa de corpo presente na Igreja Matriz. Nossos sinceros sentimentos aos filhos, amigos e familiares. Dona Consuelo foi uma das maiores forças do comércio local, sempre ativa e competitiva, ao lado do seu esposo Cleanto (in memoriam). 

Carro perde o controle, bate em poste e motorista morre em rodovia no Ceará

Um motorista morreu após perder o controle do carro e bater em um poste às margens da CE-040, em Beberibe, no litoral do Ceará, na noite desta quinta-feira (25).

Com o impacto, o poste ficou inclinado e vários fios ficaram suspensos próximo à pista. Uma das fiações atingiu uma ambulância que trafegava na rodovia. Apesar do susto, os ocupantes dela não ficaram feridos.

Já o condutor do carro, identificado como Fabiano Cláudio da Silva, conhecido como "Bodão do Povão", de 46 anos, morreu no local. Ele era conhecido no meio político e chegou a ser candidato a vereador de Beberibe em 2024, mas não foi eleito.

A Prefeitura de Beberibe, Michele Queiroz, publicou uma homenagem pela morte de Bodão.

"Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Fabiano Cláudio, o Bodão. Que Deus conforte a todos os familiares e amigos neste momento de dor", publicou a prefeita Michele Queiroz.

(*) g1 Ceará

Mundo: Homem fere 15 com faca e produto químico em fábrica no Japão

Enquanto o brasileiro estava preocupado com as havaianas, o Congresso aprovou aumento das emendas parlamentares para R$ 61 bilhões,

Caixa alerta sobre falsos sites da Mega da Virada

A poucos dias para o sorteio da Mega da Virada, a Caixa Econômica Federal alerta sobre o surgimento de diversos sites falsos que simulam o portal da Loterias Online, que é o único oficial para o recebimento de apostas. O prêmio estimado no sorteio de fim de ano é de R$ 1 bilhão, o maior da história.

“Além de não registrarem as apostas, os falsários podem furtar os dados pessoais da vítima e ficar com o dinheiro dela”, lembra a Caixa.

A Mega da Virada é o concurso especial da Mega-Sena que ocorre anualmente na última noite do ano, 31 de dezembro. As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) do dia 31 nas mais de 13 mil unidades lotéricas de todo o país, pelo portal e aplicativo de loterias da Caixa e, para os clientes Caixa, pelo internet banking.

O valor de uma aposta simples, com seis números, é de R$ 6,00. O sorteio será realizado às 22h e será transmitido para todo o país no Facebook das Loterias Caixa e no canal da Caixa no Youtube.

O prêmio não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante. Desde sua primeira edição, em 2009, a Mega da Virada já premiou 130 apostas que acertaram as seis dezenas milionárias.

O prêmio deste ano, de R$ 1 bilhão, é 57% superior ao de R$ 635 milhões pago na Mega da Virada de 2024. De acordo com a Caixa, isso se deve ao sucesso nas vendas e a duas atualizações na mecânica de cálculo do prêmio.

“A primeira foi o aumento da porcentagem do valor destinado à arrecadação acumulada da modalidade Mega Sena de 5% para 10% nos concursos regulares. A outra, foi o aumento do valor da distribuição do prêmio para a primeira faixa, destinada aos apostadores que acertam 6 dezenas, que passou para 90%”, explicou, em comunicado.


(Agência Brasil)

Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal

O primeiro dia útil após o Natal é tradicionalmente conhecido como o “dia das trocas”, mas nem sempre os consumidores sabem quais são, de fato, os seus direitos. O Procon Estadual do Rio de Janeiro esclarece o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC) sobre a troca de presentes e destaca que as regras variam conforme o tipo de compra realizada.

Nas compras feitas em lojas físicas, o CDC não obriga o estabelecimento a trocar produtos por motivo de gosto pessoal, tamanho, cor ou modelo. Nesses casos, a troca é considerada uma prerrogativa da loja. Muitas empresas permitem a troca como estratégia de fidelização, mas podem estabelecer regras próprias, como prazo, apresentação da nota fiscal e manutenção da etiqueta no produto. Essas condições devem ser informadas de forma clara e ostensiva ao consumidor no momento da compra.

Já nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem garantido o direito de arrependimento. O CDC assegura o prazo de até sete dias, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto, para desistir da aquisição, independentemente do motivo. Nessa situação, o fornecedor é responsável por arcar com os custos do frete da devolução.

Quando o presente apresenta defeito, as regras são as mesmas tanto para lojas físicas quanto para compras online. O consumidor pode reclamar do vício em até 90 dias no caso de produtos duráveis, como eletrodomésticos, roupas e celulares, e em até 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos. Após a reclamação, o fornecedor tem o prazo de até 30 dias para solucionar o problema.

Caso o defeito não seja resolvido dentro desse prazo, o consumidor pode escolher entre a troca do produto por outro equivalente, a devolução do valor pago, com correção monetária, ou o abatimento proporcional do preço. Para produtos considerados essenciais, como geladeiras, o Procon destaca que não é necessário aguardar os 30 dias para conserto, sendo possível optar imediatamente por uma das alternativas previstas em lei.

O órgão também orienta que, em qualquer situação de troca ou reparo, os custos de envio ou postagem do produto devem ser assumidos pelo fornecedor. Para garantir seus direitos, o consumidor deve sempre guardar a nota fiscal, recibos, termos de garantia e manter a etiqueta do produto intacta.

O Procon reforça ainda que produtos importados comprados em lojas ou sites brasileiros seguem as mesmas regras dos produtos nacionais, devendo apresentar todas as informações obrigatórias em língua portuguesa.

(Agência Brasil)

Trabalhador que usou saque-aniversário do FGTS e que foi demitido pode sacar saldo

Trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos ou tiveram contrato suspenso nos últimos seis anos poderão sacar o saldo retido. O pagamento será feito de forma escalonada até o dia 12 de fevereiro de 2026. É o que prevê a Medida Provisória (MP) 1.331/2025, editada nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na modalidade do saque-aniversário, o trabalhador com carteira assinada pode receber um percentual do FGTS a cada ano. Porém, em caso de demissão sem justa causa, ficava impedido de sacar o saldo integral da conta, recebendo apenas o valor do depósito da multa rescisória do FGTS, de 40%.

De acordo com o governo federal, o recebimento somente da multa “fragiliza a função original do fundo como instrumento de proteção social em momentos de vulnerabilidade econômica”. Assim, a MP permite a movimentação do restante do valor correspondente ao contrato de trabalho encerrado.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a medida corrige uma “injustiça” ao liberar valores que estavam retidos para aqueles que foram demitidos neste ano e que haviam optado pelo saque-aniversário. O Executivo sustenta que desde a implementação dessa modalidade, em 2020, 12 milhões de trabalhadores foram demitidos e não conseguiram acessar os recursos do FGTS por terem optado pelo saque-aniversário.

O benefício vale enquanto durar a medida provisória: 60 dias, sem contar os dias de recesso, o que corresponde ao início do mês de abril. O prazo é prorrogável por mais 60 dias. Até lá, o Congresso Nacional deve votar a norma, que tem efeitos de lei durante sua vigência.

Regras

O trabalhador que se enquadra nos critérios mas já tem novo emprego também poderá fazer o saque. Caso tenha migrado para a outra modalidade (o saque-rescisão), também poderá ser beneficiado, desde que seu contrato anterior tenha se encerrado enquanto ainda estava no saque-aniversário.

O contrato deve ter sido encerrado entre 1º de janeiro de 2020 e esta terça-feira (23), por algum destes motivos:

despedida sem justa causa;
despedida indireta, de culpa recíproca e de força maior;
rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
extinção normal do contrato a termo, inclusive o dos trabalhadores temporários;
suspensão total do trabalho avulso.

Pagamentos

A Caixa Econômica Federal divulgará o calendário para os saques, que será de no máximo R$ 1.800 até 30 de dezembro de 2025. O restante será pago de forma escalonada até 12 de fevereiro.

Para o trabalhador que já tem conta bancária cadastrada junto ao FGTS, o crédito será feito automaticamente. Caso não tenha conta específica para sacar os valores, o beneficiado poderá ir a uma agência da Caixa Econômica, sacar nos caixas eletrônicos do banco ou em casas lotéricas. Após o fim da vigência da medida provisória, os saques não poderão ser feitos presencialmente.

Segundo o governo federal, serão cerca de R$ 7,8 bilhões do FGTS para aproximadamente 14,1 milhões de trabalhadores.

(Agência Senado)

VAI COMEÇAR O FUTEBOL 2026, NA AGENDA A COPA SÃO PAULO JUNIORES"""VEJAM OS JOGOS DOS TIMES CEARENSES, E OUTROS CLUBES .

Das 30 cidades que receberão jogos desta Copinha, três são inéditas: Araçatuba, Cosmópolis e Patrocínio Paulista. A final será em 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista, no Pacaembu. O São Paulo é o atual campeão e o Corinthians é o maior vencedor, com 11 títulos. A Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela da fase de grupos da Copa São Paulo 2026. Os jogos começam no dia 2 de janeiro. São 128 equipes na disputa, entre elas 23 estreantes, divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata. Motivo da ausência do Flamengo A diretoria do Fla optou por não participar da Copinha de 2026 por conta do calendário apertado do time profissional. O rubro-negro disputou a Copa Intercontinental deste ano, encerrando a temporada de 2025 no dia 17 de dezembro.

26 de dezembro: São Estevão, promártir, sexta-feira, 08h42



Evangelho (Mt 10,17-22): Naquele tempo, Jesus disse aos Apóstolos: «Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo».

«Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão»

Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM(Barcelona, Espanha)

MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO COM MICRO-ÔNIBUS NA CE-060, SEGUNDA, 22/12, 10h06

Regional: Lixo toma de conta das ruas de Iguatu

Chuvas na região centro-sul, 65 mm em Iguatu

Suspeito da morte de técnicos de internet em Salvador morre em operação policial

 

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, na manhã desse domingo (21), resultou na morte de um suspeito de matar três técnicos de internet em Salvador. Outro suspeito foi detido na ação. A Operação Signum Fractum foi coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Conforme a Polícia Civil, diligências realizadas na localidade conhecida como Osório, no bairro de Campinas de Pirajá, desarticularam um ponto de comercialização de drogas que era utilizado por um grupo suspeito de envolvimento com homicídios e tráfico de entorpecentes na região.

Durante as ações, dois homens investigados pelas mortes dos três técnicos de internet — encontrados mortos na última terça-feira (16), no bairro do Alto do Cabrito — foram localizados. Um deles foi preso no bairro de São Marcos, em cumprimento de mandado de prisão preventiva.

Conforme divulgado pela Polícia baiana, um segundo suspeito, identificado como Jeferson Caíque Nunes dos Santos, conhecido como Badalo, entrou em confronto com as equipes policiais. Ele foi atingido, socorrido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.

Com ele, os policiais encontraram o celular pertencente a uma das vítimas do triplo homicídio, o que reforça a ligação dele com o crime.

A Operação Signum Fractum contou com a participação de mais de 50 policiais, incluindo equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

A ação também teve o apoio do Ministério Público da Bahia (MPBA) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

(*) Diário do Nordeste

Vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto publicou neste domingo, 21, um vídeo nas redes sociais em que aparece queimando sandálias da marca Havaianas e anunciando um boicote à empresa. Na gravação, o parlamentar também critica a atriz Fernanda Torres e afirma que o ato simboliza uma reação a posicionamentos ideológicos que, segundo ele, não representam valores conservadores.

Mundo China acusa EUA de violar direito internacional após interceptação de navios próximo à Venezuela

 

A China criticou nesta segunda-feira (22) a interceptação de navios petroleiros pelos Estados Unidos próximo à costa venezuelana. Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, a “apreensão arbitrária” de embarcações de outros países representa uma grave violação do direito internacional. Pequim reafirmou oposição às “sanções unilaterais e ilegais” impostas por Washington e defendeu o direito da Venezuela de manter relações com outras nações.

A reação ocorre após as agências Bloomberg e Reuters informarem a abordagem de um terceiro petroleiro, identificado como Bella 1, no domingo (21). Segundo as agências, forças americanas já teriam subido a bordo ou estariam perseguindo o navio, embora detalhes sobre local e data exata não tenham sido confirmados. Os EUA vêm ampliando ações marítimas na região como parte da pressão contra o regime de Nicolás Maduro.

Se confirmada, essa será a terceira interceptação em pouco mais de dez dias — e a segunda somente no fim de semana. As operações ocorrem em meio ao bloqueio anunciado pelo presidente Donald Trump contra petroleiros sancionados que entram ou saem da Venezuela. Autoridades americanas alegam que os navios atuam sob bandeiras falsas e violam restrições econômicas.

O governo Maduro classificou as ações como terrorismo psicológico e pirataria internacional, afirmando que o país enfrenta uma campanha de agressões. As interceptações intensificam a tensão diplomática entre EUA e Venezuela, enquanto a China se posiciona em defesa de Caracas e critica abertamente o avanço militar norte-americano na região.


Com informações do G1


Judiciário Lula sanciona lei que redefine atuação da polícia judicial

 

Foto: Reprodução

A reorganização da carreira da polícia judicial no Poder Judiciário passou a valer a partir de 6ª feira (19.dez.2025), com a sanção da lei 15.285. A norma transfere esses servidores da área administrativa para a área de apoio especializado, redefine denominações dos cargos e ajusta regras sobre gratificação e porte de arma.

O texto foi publicado no Diário Oficial da União e é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A lei tem origem no projeto 2.447 de 2022, de iniciativa do STF (Supremo Tribunal Federal), aprovado pelo Senado em 10 de dezembro com relatório favorável do senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Novidades

Com as mudanças, a Lei das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União passa a determinar, de forma expressa, que as atividades de polícia institucional integrem a área de apoio especializado de cada órgão de suporte. Técnicos judiciários que exercem essas atribuições passam a ser denominados agentes de polícia judicial, enquanto os analistas recebem a denominação de inspetores de polícia judicial.

O texto também assegura o porte de arma de fogo, de propriedade particular ou fornecida pela instituição, aos servidores enquadrados na especialidade de polícia judicial. Para isso, é exigido porte institucional, comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica, além do efetivo exercício da função, conforme as regras do Estatuto do Desarmamento e em regulamento próprio.

Outra mudança é a ampliação do alcance da GAS (Gratificação de Atividade de Segurança). A gratificação poderá ser paga aos servidores que exerçam atribuições de segurança institucional mesmo quando estiverem designados para função comissionada ou cargo em comissão, desde que lotados nas unidades de segurança do Poder Judiciário.


Poder360


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...