Suspeito da morte de técnicos de internet em Salvador morre em operação policial
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, na manhã desse domingo (21), resultou na morte de um suspeito de matar três técnicos de internet em Salvador. Outro suspeito foi detido na ação. A Operação Signum Fractum foi coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Conforme a Polícia Civil, diligências realizadas na localidade conhecida como Osório, no bairro de Campinas de Pirajá, desarticularam um ponto de comercialização de drogas que era utilizado por um grupo suspeito de envolvimento com homicídios e tráfico de entorpecentes na região.
Durante as ações, dois homens investigados pelas mortes dos três técnicos de internet — encontrados mortos na última terça-feira (16), no bairro do Alto do Cabrito — foram localizados. Um deles foi preso no bairro de São Marcos, em cumprimento de mandado de prisão preventiva.
Conforme divulgado pela Polícia baiana, um segundo suspeito, identificado como Jeferson Caíque Nunes dos Santos, conhecido como Badalo, entrou em confronto com as equipes policiais. Ele foi atingido, socorrido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.
Com ele, os policiais encontraram o celular pertencente a uma das vítimas do triplo homicídio, o que reforça a ligação dele com o crime.
A Operação Signum Fractum contou com a participação de mais de 50 policiais, incluindo equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
A ação também teve o apoio do Ministério Público da Bahia (MPBA) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
(*) Diário do Nordeste
Vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto publicou neste domingo, 21, um vídeo nas redes sociais em que aparece queimando sandálias da marca Havaianas e anunciando um boicote à empresa. Na gravação, o parlamentar também critica a atriz Fernanda Torres e afirma que o ato simboliza uma reação a posicionamentos ideológicos que, segundo ele, não representam valores conservadores.
Mundo China acusa EUA de violar direito internacional após interceptação de navios próximo à Venezuela
A China criticou nesta segunda-feira (22) a interceptação de navios petroleiros pelos Estados Unidos próximo à costa venezuelana. Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, a “apreensão arbitrária” de embarcações de outros países representa uma grave violação do direito internacional. Pequim reafirmou oposição às “sanções unilaterais e ilegais” impostas por Washington e defendeu o direito da Venezuela de manter relações com outras nações.
A reação ocorre após as agências Bloomberg e Reuters informarem a abordagem de um terceiro petroleiro, identificado como Bella 1, no domingo (21). Segundo as agências, forças americanas já teriam subido a bordo ou estariam perseguindo o navio, embora detalhes sobre local e data exata não tenham sido confirmados. Os EUA vêm ampliando ações marítimas na região como parte da pressão contra o regime de Nicolás Maduro.
Se confirmada, essa será a terceira interceptação em pouco mais de dez dias — e a segunda somente no fim de semana. As operações ocorrem em meio ao bloqueio anunciado pelo presidente Donald Trump contra petroleiros sancionados que entram ou saem da Venezuela. Autoridades americanas alegam que os navios atuam sob bandeiras falsas e violam restrições econômicas.
O governo Maduro classificou as ações como terrorismo psicológico e pirataria internacional, afirmando que o país enfrenta uma campanha de agressões. As interceptações intensificam a tensão diplomática entre EUA e Venezuela, enquanto a China se posiciona em defesa de Caracas e critica abertamente o avanço militar norte-americano na região.
Com informações do G1
Judiciário Lula sanciona lei que redefine atuação da polícia judicial
Foto: Reprodução
A reorganização da carreira da polícia judicial no Poder Judiciário passou a valer a partir de 6ª feira (19.dez.2025), com a sanção da lei 15.285. A norma transfere esses servidores da área administrativa para a área de apoio especializado, redefine denominações dos cargos e ajusta regras sobre gratificação e porte de arma.
O texto foi publicado no Diário Oficial da União e é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
A lei tem origem no projeto 2.447 de 2022, de iniciativa do STF (Supremo Tribunal Federal), aprovado pelo Senado em 10 de dezembro com relatório favorável do senador Angelo Coronel (PSD-BA).
Novidades
Com as mudanças, a Lei das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União passa a determinar, de forma expressa, que as atividades de polícia institucional integrem a área de apoio especializado de cada órgão de suporte. Técnicos judiciários que exercem essas atribuições passam a ser denominados agentes de polícia judicial, enquanto os analistas recebem a denominação de inspetores de polícia judicial.
O texto também assegura o porte de arma de fogo, de propriedade particular ou fornecida pela instituição, aos servidores enquadrados na especialidade de polícia judicial. Para isso, é exigido porte institucional, comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica, além do efetivo exercício da função, conforme as regras do Estatuto do Desarmamento e em regulamento próprio.
Outra mudança é a ampliação do alcance da GAS (Gratificação de Atividade de Segurança). A gratificação poderá ser paga aos servidores que exerçam atribuições de segurança institucional mesmo quando estiverem designados para função comissionada ou cargo em comissão, desde que lotados nas unidades de segurança do Poder Judiciário.
Poder360
CUIDADOS Mortes em academias revelam importância da avaliação médica antes da prática de exercícios
O aumento de mortes registradas dentro de academias na Região Metropolitana de Fortaleza tem acendido um alerta entre frequentadores, profissionais de saúde e donos de estabelecimentos. Somente nos últimos três meses, quatro pessoas perderam a vida enquanto praticavam atividades físicas, reforçando a importância da avaliação médica antes do início de qualquer exercício, especialmente os de alta intensidade.
O caso mais recente ocorreu nesta semana, quando uma aluna sofreu um mal súbito durante um treino em uma academia no bairro Papicu, em Fortaleza. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os procedimentos de emergência, mas a vítima não resistiu. Situações semelhantes vêm sendo registradas em todo o Ceará.
Em novembro, uma empresária de 54 anos morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante um treino em uma academia no Centro de Maranguape. Já em outubro, um homem de 44 anos morreu após um mal súbito em uma academia no bairro Castelão. No mesmo mês, uma parada cardiorrespiratória foi registrada em um estabelecimento na Avenida Washington Soares, em Fortaleza. Em julho, um policial civil morreu após uma parada cardíaca enquanto se exercitava no bairro Maraponga.
Para o cardiologista Raphael Rodrigues, a prática de atividade física é essencial, mas precisa ser precedida por cuidados básicos de saúde. “A atividade física é extremamente importante, é como se fosse uma polipílula da saúde. Ela melhora todos os parâmetros de saúde. Mas, previamente ao início da atividade física, é fundamental fazer uma avaliação, principalmente cardiológica”, explica. Segundo o médico, muitas doenças cardiovasculares são silenciosas e não apresentam sintomas. “Muitas vezes, o primeiro sintoma pode ser a morte súbita”, alerta.
O especialista também chama atenção para o uso indiscriminado de anabolizantes, apontado como um dos fatores que contribuem para o aumento de mortes em academias. “Além da falta de avaliação médica, outra causa muito em voga é o uso de anabolizantes. Essas substâncias provocam alterações estruturais no coração que, em última instância, podem levar à morte súbita”, afirma o cardiologista.
Sintomas como tontura, dor no peito, falta de ar e mal-estar durante o exercício são sinais de alerta e não devem ser ignorados. A recomendação, segundo os especialistas, é interromper imediatamente a atividade e procurar atendimento médico. Ainda assim, o ideal é que a pessoa passe por exames de rotina antes mesmo de iniciar qualquer prática esportiva, independentemente da idade ou do nível de condicionamento físico.
O contador Lincoln Gonçalves é um exemplo de como o acompanhamento médico pode fazer a diferença. Após pesar mais de 100 quilos, ele encontrou na corrida de rua uma forma de transformar a própria vida e não abre mão do cuidado com a saúde. “Todos os anos eu faço meus exames cardiológicos. Inclusive, ontem mesmo estava agendando tudo para iniciar no começo de fevereiro”, relata. Em 2025, Lincoln já completou uma meia maratona e se prepara para correr 42 quilômetros em maio. “Faço esse acompanhamento para garantir uma transição correta no treino e preservar minha saúde”, conclui.
(*) gc+
Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico
Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista do Hospital Quali Ipanema, no Rio de Janeiro, Orlando Maia.
Segundo o médico, uma série de fatores predispõem o ser humano nessa época do ano ao AVC. Um dos principais é o próprio calor que gera uma desidratação natural das células que, por sua vez, causam um aumento da possibilidade de coagulação do sangue. “E isso tem um maior potencial de gerar AVC, porque o AVC está ligado a coágulo”, disse o médico.
Existem dois tipos de AVC. Um é o AVC hemorrágico, que é o rompimento de um vaso cerebral e representa a minoria dos casos, em torno de 20%. O outro tipo, que domina o número de casos, é o AVC isquêmico, causado pela formação de um coágulo e entupimento de um vaso. Orlando Maia explicou que, como o sangue fica mais espesso, mais concentrado devido à desidratação, isso favorece a trombose, que é a formação de um coágulo e, por isso, tem maior predisposição ao AVC.
Pressão arterial
Há outras causas que seriam relacionadas à pressão arterial. “A nossa pressão arterial no verão tem uma tendência, pelo calor, a diminuir por conta da vasodilatação. Ou seja, nossos vasos, para poder compensar o calor, se dilatam. E essa dilatação causa uma diminuição da pressão, o que favorece também a formação de coágulo e de uma outra situação cardiológica, chamada arritmia. É o coração batendo fora do ritmo”, explica o médico.
Quando isso acontece, favorece também no coração a formação de um coágulo que, entrando dentro da circulação sanguínea, tem grande predisposição de ir ao cérebro porque 30% de todo o sangue que sai do coração vão para o cérebro.
Uma outra causa do AVC, também comum no verão, é que as pessoas se cuidam menos por conta das férias, o que promove um aumento do consumo de bebida alcoólica, que, por sua vez, amplia a desidratação.
Orlando Maia afirmou que a bebida alcoólica também aumenta a possibilidade de arritmia. A negligência pode levar ainda a pessoa a esquecer de tomar remédio, o que contribui para elevar o risco de um AVC.
Doenças típicas
A isso se somam as doenças típicas de verão, como gastroenterite relacionada ao calor, o que dá diarreia, insolação e esforço físico. “Tudo isso associado faz com que a pessoa tenha uma maior tendência a ter um AVC no verão”, enfatiza.
O neurocirurgião lembrou que o tabagismo também colabora para isso. “O tabagismo hoje é uma das maiores causas externas para AVC”. O fumo contribui para a formação de uma doença cerebrovascular chamada aneurisma, que está muito ligada à nicotina.
“A nicotina bloqueia uma proteína do nosso vaso chamado elastina, diminui a elasticidade do vaso, então pode favorecer ao AVC hemorrágico, como também causa um processo inflamatório no vaso em si, favorecendo a aderir as placas de colesterol a longo prazo e o entupimento dos vasos. Então, o tabaco é diretamente proporcional à situação tanto do AVC hemorrágico como do AVC isquêmico”, preconiza o médico.
Para o médico, o estilo de vida moderno – aliado ao tabagismo e a doenças crônicas não controladas – faz com que cada vez mais pessoas com menos de 45 anos desenvolvam a doença.
Nessa época de verão, o Hospital Quali Ipanema, por exemplo, atende cerca de 30 pacientes por mês, o dobro de épocas normais do ano. Maia diz que o AVC é uma doença muito comum.
“Se você pegar o AVC como uma doença isolada, esquecendo que há vários tipos de câncer que podem ser separados, a doença mais frequente na humanidade é o AVC. E uma em cada seis pessoas vai ter um AVC na vida”, salienta. O médico disse ser muito importante a pessoa averiguar na sua família, entre os amigos, quem teve AVC porque não são casos isolados.
Mortes
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. “Quando não mata, deixa a pessoa incapaz. Eu digo que é uma doença que não é na pessoa, mas na família, porque pelo menos duas pessoas vão ter que se dedicar a cuidar daquele doente com AVC. Além da mortalidade, ela é uma doença extremamente desabilitadora. A pessoa fica sem andar direito, sem falar direito, sem condições de se alimentar sozinha. É uma doença extremamente crítica. Quando você vê uma pessoa andando com dificuldade é porque ela já teve uma sequela ou consequência de um AVC. Ficou paralisada de um lado ou sem conseguir falar direito, sem enxergar, se pegar a área da visão, porque o cérebro é um grande computador. Vai depender da área afetada pelo problema”, assegura o médico.
De acordo com Orlando Maia, a prevenção pode evitar um AVC. “É uma doença que a gente tem que gritar para todo mundo ouvir que há prevenção e tratamento. A prevenção [envolve] o hábito de vida saudável, prática de exercício físico regular pelo menos três vezes na semana, alimentação saudável, controle da pressão arterial, tomar os remédios direitinho e não fumar. E existe tratamento”.
No passado, como não havia tratamento, quando a pessoa chegava com AVC, não havia o que fazer, a não ser controlar a pressão. Hoje, há duas formas de tratamento e quanto mais rápido a pessoa chegar a um hospital, mais eficaz será o tratamento. O primeiro é a infusão de um remédio. “Você coloca um remédio na veia que dissolve o coágulo e, na maioria dos casos, o remédio resolve”, ensina.
Quando isso não acontece, ou em outros casos mais selecionados, Maia disse que os médicos entram com um cateter na virilha da pessoa e passam um desentupidor. Esse método retira aquele coágulo, por meio de uma aspiração dentro do vaso, liberando a circulação de volta. Com isso, a pessoa retorna ao normal.
Cateter
Orlando Maia esclarece, também, que o remédio tem uma característica: “só pode ser dado até quatro horas e meia desde o início dos sintomas. Já o cateter que aspira entra em um vaso na virilha, através de um aparelho e, em casos selecionados, pode ser usado até 24 horas a partir do início dos sintomas”. Ele frisou que quanto antes a pessoa tiver o sintoma e for a um hospital, melhor poderá ser o resultado.
Os sintomas indicando que uma pessoa está tendo ou vai ter um AVC incluem paralisia súbita de um membro ou dos dois membros de um lado, ou a fala fica enrolada, ou a pessoa perde a visão de um dos lados, ou tem uma tonteira extrema.
“Esses são os sintomas principais de uma pessoa que está tendo um AVC. Ela vai ter dificuldade de movimento, de fala, de visão ou uma perda súbita da consciência. É uma doença que acontece, na maioria das vezes, de uma hora para outra. Nessa situação, não tem que esperar nada. A pessoa tem que ser levada a um hospital porque é uma emergência médica”, finaliza o neurocirurgião.
(Agência Brasil)
Chove forte em municípios do Centro-Sul, Sertão dos Inhamuns e Cariri
O Ceará voltou a registrar fortes chuvas, após dois meses da chamada “seca verde”, quando nesta segunda-feira (22) a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de até 123 milímetros no município de Quixelô, no Centro-Sul do Estado, a 344 quilômetros de Fortaleza.
Além de Quixelô, a Funceme também registrou fortes chuvas em Iguatu (88 mm), Farias Brito (82 mm), Assaré (72 mm), Cariús (70 mm) e Icó (65 mm).
Em Fortaleza chove desde a noite desse domingo (21), mas com pouco volume e precipitações isoladas. De acordo ainda com a Funceme, o volume em Fortaleza não atingiu a um milímetro.
A previsão para esta segunda-feira em Fortaleza é de céu parcialmente nublado ao longo do dia, com no inicio desta manhã. No período da tarde , o calor deverá castigas a capital cearense com 31 °C.
(*) Blog do Eliomar
Economia Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a parcela de dezembro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9.



O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 691,37. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,7 milhões de famílias, com gasto de R$ 12,74 bilhões.
Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. No entanto, por causa das festas de fim de ano, o calendário de dezembro é antecipado em cerca de dez dias, para dar tempo de os benefícios serem depositados antes do Natal.
O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
(*) Agência Brasil
Esportes Corinthians vence Vasco e conquista tetracampeonato da Copa do Brasil
O Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil. O título foi alcançado com uma vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, neste domingo (21) no estádio do Maracanã, no segundo confronto da decisão da competição. O primeiro jogo decisivo entre as equipes terminou com um empate por 0 a 0, na última quarta-feira (17) em Itaquera.



Esta é a quarta oportunidade na qual o Timão conquista o título da Copa do Brasil. Anteriormente, o Corinthians garantiu o troféu da competição nos anos de 1995, 2002 e 2009. Com a vitória deste domingo a equipe do Parque São Jorge garante a presença na edição 2026 da Copa Libertadores.
Advento: 22 de Dezembro, segunda-feira, 08h23
Evangelho (Lc 1,46-56): Maria então disse: «A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre».
Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa».
«A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador»
Rev. D. Francesc PERARNAU i Cañellas(Girona, Espanha)VEM "TORÓ" AÍ Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Ceará entre domingo à noite e segunda-feira, DOMINGO 21/12, 12h48
A Defesa Civil do Ceará emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas em diversas regiões do estado entre a noite deste domingo (21) e a manhã de segunda-feira (22). O aviso foi divulgado com base em dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o órgão, o mapa meteorológico indica nível de risco alto, representado pela cor vermelha, em áreas onde a probabilidade de ocorrência de chuvas intensas ultrapassa 70%, principalmente durante a madrugada e o início da manhã de segunda-feira.
Já as regiões classificadas com risco médio, sinalizadas em laranja, apresentam probabilidade entre 41% e 70%, com chance de rajadas de vento e descargas elétricas. Em áreas marcadas em amarelo, consideradas de risco potencial, a possibilidade de chuvas intensas varia entre 20% e 40%.
O alerta tem validade a partir das 21h deste domingo (21) e segue até as 10h da segunda-feira (22). Além da chuva forte, a Defesa Civil destaca a possibilidade de ventos intensos e raios, o que pode causar transtornos à população.
Orientações à população
A Defesa Civil orienta que a população evite transitar por áreas alagadas, redobre a atenção ao dirigir, reduzindo a velocidade, e não busque abrigo sob árvores durante chuvas acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.
Em caso de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil.
(*) gc+
Padre Cícero e Lampião: o dia em que os personagens lendários do Nordeste se encontraram pessoalmente
O encontro de duas lendas do Nordeste não teve registros fotográficos e aconteceu de forma discreta. Lampião e padre Cícero se conheceram na cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense. Era março de 1926, e a chegada dos cangaceiros era esperada pelas autoridades. Isso porque os criminosos mais temidos do país haviam topado combater inimigos do governo.
Para entender essa história, é preciso recuperar o contexto daquele ano. O Ceará temia a aproximação da Coluna Prestes, grupo liderado por militares que marchava e travava batalhas pelos estados brasileiros fazendo oposição ao governo federal e exigindo a renúncia de Artur Bernardes.
Diante da ameaça, o presidente da República confiou às autoridades regionais a formação dos Batalhões Patrióticos, grupos armados para lutar a favor da nação e combater a Coluna Prestes.
Na região do Cariri, o deputado Floro Bartolomeu — figura próxima do padre Cícero — se encarregou de pedir o reforço do bando de Lampião, com promessas de armamentos, dinheiro e uma patente militar. O título de capitão não teve validade oficial, mas passou a ser utilizado por Virgulino Ferreira a partir de então.
No dia 4 de março, os cangaceiros chegaram a Juazeiro do Norte para atender ao chamado. Mas a Coluna Prestes desviou o caminho, e o combate nunca aconteceu. A estadia de Lampião na cidade rendeu sessões de fotografias, entrevistas para jornais e pelo menos um encontro entre ele e padre Cícero, de quem era devoto e admirador.
O encontro entre as duas figuras já controversas para a época repercutiu com notícias nos jornais, charges e cordéis.
Em 1926, Lampião já havia estampado manchetes internacionais pela crueldade de seus crimes no cangaço. Líder do próprio bando desde 1922, ele inspirava temor na população e desafiava as polícias locais.
O bando com 50 cangaceiros passou pela cidade de Barbalha na tarde do dia 4 de março. No entanto, a notícia do jornal “O Ceará” informava que a presença deles não trouxe tanto alarme.
“Os bandoleiros se comportaram bem em Barbalha”, dizia o texto. Ao fim da breve visita, Lampião passou pelas lojas e bodegas para pagar as mercadorias compradas pelos seus companheiros antes de partirem para Juazeiro do Norte, a cidade vizinha.
Lampião chegou naquela mesma noite a Juazeiro do Norte, sendo recebido por autoridades locais em uma fazenda do deputado Floro Bartolomeu. O político que havia convidado o bando estava ausente, pois tinha ido ao Rio de Janeiro para um tratamento de saúde.
Após este primeiro momento, os cangaceiros são vistos pela população da cidade. Quem ajuda a recuperar essa história é o jornalista e escritor Robério Santos, que narra o episódio no livro “O Santo e o Cangaceiro”.
“E Lampião, com 49 homens naquela noite, por volta das 22 horas, entra no Juazeiro do Norte triunfante a cavalo. E nessa, ele vai para o centro da cidade, onde já estava tudo pronto para recebê-los”, relatou Robério Santos ao g1.
Até o dia 7 de março, Lampião ficou hospedado em um sobrado do poeta João Mendes. Foi neste casarão que o cangaceiro recebeu a visita do padre Cícero.
“Nesse dia 4, ele chega e praticamente não dorme à noite, de tantas pessoas visitando. Inclusive, o próprio padre Cícero vai até lá e pede pro Lampião não cometer nada, não fazer nada. Ele [Lampião] dá a palavra dele, não mexe com ninguém”, relata o escritor.
A ausência de crimes com 50 cangaceiros na cidade é considerado um dos milagres do padre Cícero, como brinca Robério.
Ele contextualiza que, no cangaço, havia uma forte ligação com os santos católicos. Lampião, por exemplo, era devoto do Sagrado Coração de Jesus e tinha um broche do padre Cícero nas vestimentas durante a visita ao Cariri.
O encontro dele com o 'padim' não foi fotografado. No entanto, os registros que chegaram aos dias atuais vêm de relatos das várias pessoas que estavam no sobrado. Conforme o escritor, este momento não foi realizado às escondidas.
“Ele vai até lá em meio aos cangaceiros, onde eles se abaixam, beijam sua mão, tiram o chapéu e têm aquela devoção”, descreve.
O sacerdote também falou sobre o encontro em entrevistas para os jornais da época. Segundo o padre Cícero, o momento foi de aconselhar Lampião a deixar o cangaço e se retirar para uma região onde ele não fosse conhecido, para que buscasse um trabalho honesto.
Cerca de quatro anos depois, padre Cícero voltou a ser questionado em entrevista sobre o porquê de não ter ajudado a prender Lampião durante a visita ao Cariri.
familiares mortos em acidente na Bahia eram pai, mãe e filho da mesma família de Acopiara
Uma família cearense foi vítima de um acidente de trânsito fatal na tarde de sexta-feira (19), na Bahia. Eles estavam em viagem de São Paulo para Acopiara, no centro-sul do Ceará, onde planejavam passar as festas de fim de ano com parentes.
O acidente aconteceu na BR-116, próximo à cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, região próxima à divisa com Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma ultrapassagem perigosa teria causado a colisão frontal entre o carro da família e um caminhão que vinha no sentido contrário. O impacto deixou o carro completamente destruído.
Morreram no local o pai, a mãe e um dos filhos do casal. O casal foi identificado como Hélio da Silva, de 46 anos, e Iriza Silva, de 44 anos. Os dois morreram na hora. Outra filha, que também estava no veículo, foi socorrida em estado grave e está internada em um hospital de Cândido Sales.
A família era natural de Acopiara, mas residia há algum tempo em São Paulo. Os corpos das três vítimas estão sendo transportados para a cidade de origem, Acopiara, onde serão sepultados.
(*) g1 Ceará
Acidente entre carro e caminhão deixa homem preso às ferragens no interior do Ceará
Um homem ficou preso às ferragens após um acidente entre um carro e um caminhão-baú na manhã deste sábado (20), no município de Russas, no interior do Ceará. A colisão foi na BR-116, nas proximidades do km 157. Não houve mortos no acidente.
Em imagens registradas no local do acidente, é possível ver que o condutor do carro, um Fiat Palio, estava acordado e ferido enquanto aguardava ser resgatado das ferragens
A parte da frente do carro foi bastante danificada após o impacto, e o motorista ficou com o tórax, os braços e a cabeça visíveis do lado de fora do veículo.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o motorista do caminhão ficou no local e não precisou de atendimento de resgate. Os bombeiros foram acionados por volta das 11h10.
A corporação não detalhou o número de vítimas envolvidas no acidente. Os ocupantes do carro foram resgatados com procedimentos de salvamento e apoio às equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Civil Municipal de Russas.
Conforme o Samu, três feridos foram socorridos com vida e foram encaminhados ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe. Não houve mortos no local do acidente.
(*) g1 Ceará
Facções disputam controle de portos no Ceará mirando o tráfico internacional de drogas
Um relatório da Polícia Civil do Ceará de agosto deste ano indica que a facção carioca Comando Vermelho (CV) vem travando, nos últimos meses, uma guerra pelo controle dos bairros do entorno do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, o segundo mais importante do Ceará.
O grupo criminoso enfrentou os rivais da facção cearense Guardiões do Estado (GDE), que até então controlavam a região do porto. Segundo a Polícia Civil, o CV já domina o entorno do Porto do Pecém, o maior do Ceará, e busca controlar o do Mucuripe vislumbrando a expansão dos “negócios ilícitos”.
📍 O Ceará tem dois grandes portos: o Porto do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, concentra quase 80% da movimentação portuária do estado; e o Porto do Mucuripe, localizado em Fortaleza, concentra cerca de 20%
O relatório destaca a localização estratégica dos portos cearenses com a Europa e os Estados Unidos, tornando o estado um “hub” logístico para o tráfico internacional de drogas. O Primeiro Comando da Capital (PCC) já utilizava a posição do Ceará para o tráfico internacional de entorpecentes, inclusive com o apoio de mafiosos da Sérvia.
Nos últimos anos, a Polícia Federal investigou uma quadrilha com atuação nacional descoberta após uma apreensão de drogas no Porto do Pecém, com um esquema montado a partir da Bolívia e atuação em diversos portos do Brasil.
Para organizações criminosas como o CV e o PCC, portanto, o controle do entorno do segundo maior porto do Ceará, como sugere o relatório da Polícia Civil, é considerado estratégico para facilitar o tráfico internacional de drogas. Entenda:
Confronto de olho nos portos
Desde junho, um conflito estourou na região do grande Vicente Pinzón - que inclui bairros como o Vicente Pinzón, Papicu, Cais do Porto, Praia do Futuro -, em Fortaleza, entre membros do Comando Vermelho e da GDE.
O conflito piorou e, em setembro, as escolas da região chegaram a suspender as aulas. As duas facções disputavam o controle dos arredores do Porto do Mucuripe e, consequentemente, as rotas de tráfico internacional de drogas.
(*) g1 Ceará
Assinar:
Comentários (Atom)






