Geral CNH muda já nesta semana: fim da obrigatoriedade de autoescola e renovação automática para “bom condutor”////SEGUNDA-FEIRA, 08/12, 10h22

 

As novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação começam a valer ainda nesta semana, com a publicação das normas revisadas pelo Contran. O governo lançará na terça-feira (9) o aplicativo “CNH do Brasil”, que reunirá todo o conteúdo teórico gratuito e passará a ser a base para o processo de habilitação. Entre as mudanças mais impactantes está o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas — agora, o candidato decide se estuda sozinho, pelo app, ou se contrata instrutor autônomo credenciado.

Com as alterações, o percurso para tirar a carteira fica mais curto e, segundo o governo, muito mais barato. As aulas práticas mínimas caem de 20 para apenas 2 horas, sem carga horária obrigatória no curso teórico. O aluno também poderá usar carro próprio no treinamento, não haverá mais prazo máximo para concluir o processo e quem reprovar na primeira prova terá direito à segunda tentativa de graça. A expectativa é reduzir em até 80% o custo total, hoje estimado em até R$ 5 mil.

O governo também vai implementar a renovação automática e gratuita para motoristas classificados como “bons condutores”. Quem não registrar nenhuma infração no ano anterior ao vencimento da CNH receberá um selo especial e não precisará mais comparecer ao Detran para renovar o documento. Segundo o ministro Renan Filho, a medida elimina burocracia para quem já demonstra responsabilidade no trânsito.

Outra novidade é a padronização nacional das provas teóricas e práticas. Todos os candidatos farão avaliações iguais em qualquer estado, com simulados no aplicativo usando as mesmas questões que aparecerão no exame oficial. O governo afirma que o novo modelo moderniza o sistema, elimina “reserva de mercado” das autoescolas e facilita o acesso de milhões de brasileiros que hoje não conseguem pagar pela habilitação.


Com informações do G1


Há 45 anos, John Lennon era assassinado em frente ao edifício Dakota, em Nova York, onde morava. Ele tinha 40 anos.

 



Carona em jatinho: Toffoli e advogado do Banco Master voam juntos para final da Libertadores

 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o advogado Augusto Arruda Botelho, ex-secretário nacional de Justiça, viajaram no mesmo jatinho para assistir à final da Libertadores em Lima, no Peru, no último sábado (29).

Palmeirenses, os dois pegaram carona no voo privado do empresário Luiz Oswaldo Pastore, amigo em comum, para acompanhar a partida contra o Flamengo. Ao todo, 15 pessoas estavam a bordo, entre elas o ex-deputado Aldo Rebelo.

A viagem foi revelada pelo jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo, e confirmada por um dos passageiros - que pediu anonimato - ao jornal O Estado de São Paulo. O comentarista Valdo Cruz, da GloboNews, afirmou que interlocutores do ministro confirmam a informação.

Toffoli é o relator da investigação sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Já Botelho advoga para o diretor de compliance da instituição, Luiz Antonio Bull, que chegou a ser preso na Operação Compliance Zero e hoje cumpre liberdade provisória com tornozeleira eletrônica.

O processo ainda não havia sido distribuído ao gabinete de Toffoli quando a viagem ocorreu. A definição do relator é feita por sorteio entre os ministros do STF.
Tanto o ministro e o advogado não comentaram o episódio.

Toffoli colocou a investigação sob sigilo. Os autos chegaram ao STF a pedido da defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, após a Polícia Federal apreender em um dos endereços do empresário um envelope com o nome do deputado João Carlos Bacelar (PL-BA). Como parlamentares têm foro no Supremo, o caso subiu de instância.

A defesa de Vorcaro busca tirar o caso da primeira instância da Justiça Federal, que havia decretado sua prisão preventiva.

Bacelar afirma que participou da constituição de um fundo para construir um empreendimento imobiliário em Trancoso, em Porto Seguro (BA). Segundo ele, Vorcaro demonstrou interesse em comprar parte do projeto, mas o negócio não avançou.

(*) Diário do Nordeste

População jovem apresenta o maior risco de suicídio, diz Fiocruz

 

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que a população jovem apresenta maior risco de suicídio, de 31,2 para cada 100 mil habitantes, acima da taxa geral da população, que é de 24,7 por 100 mil habitantes. Entre homens jovens, o risco sobe para 36,8. No entanto, é entre os indígenas que o problema é maior.

O 2º Informe Epidemiológico sobre a Situação de Saúde da Juventude Brasileira: Saúde Mental, elaborado pela Agenda Jovem Fiocruz e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), destaca que “o suicídio é um problema de saúde sobretudo entre a juventude indígena”. Essa população tem a maior taxa de suicídios no Brasil (62,7).

“Jovens indígenas, homens na faixa entre 20 e 24 anos, apresentam uma taxa altíssima de 107,9 suicídios para cada cem mil habitantes”, dizem os pesquisadores.

O suicídio entre mulheres jovens indígenas também é mais alto do que a de mulheres de outras populações, especialmente entre as mais jovens, de 15 a 19 anos (46,2 suicídios por cem mil habitantes).

Segundo a pesquisadora da instituição, Luciane Ferrareto, questões culturais podem ser atribuídas aos altos índices entre os indígenas, além da demora por um atendimento no serviço de saúde.

“Os indígenas hoje têm muito acesso à informação, mas ainda há muito preconceito contra eles na sociedade”, disse Luciane.

O estudo descreve o perfil de internações hospitalares, mortalidade e atendimentos relacionados à saúde mental nas unidades de atenção primária à saúde (APS) de brasileiros com 15 a 29 anos, entre 2022 e 2024.

Mais internações de homens jovens

De acordo com a pesquisa, homens jovens representam 61,3% das internações por problemas de saúde mental, com uma taxa de internação de 708,4 por 100 mil habitantes, 57% mais alta que a taxa das mulheres (450). Menos da metade dos jovens que se internam por saúde mental fazem acompanhamento médico e psicológico depois do período hospitalar.

O abuso de substâncias psicoativas é a principal causa das internações de homens jovens (38,4%). A maioria desses casos (68,7%) é causado por abuso de múltiplas drogas. Em seguida, vêm a cocaína (13,2%) e o álcool (11,5%). A maior causa da internação das mulheres é a depressão.

Em contrapartida, na juventude como um todo, o abuso de drogas e transtornos esquizofrênicos têm o mesmo peso nas internações: 31% e 32%, respectivamente.

Para a pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde, a alta taxa de internação de homens jovens por abuso de álcool e outras drogas está relacionada a uma combinação de fatores sociais, culturais e econômicos.

Segundo a especialista, a pressão por um ideal de masculinidade que valoriza a força e a autossuficiência gera grande angústia e dificulta que muitos busquem ajuda emocional ou psicológica, levando-os a recorrer ao uso de substâncias.

“Além disso, muitos desses jovens já são chefes de família. A falta de oportunidades de trabalho, empregos precários, a instabilidade financeira e a sensação de fracasso social aumentam as chances desses jovens utilizarem as drogas como forma de escape”, complementa.

Violência física e sexual na adolescência

No caso das mulheres, Luciane destaca que a violência física e sexual na adolescência, principalmente por familiares, leva ao adoecimento mental. “Já as mulheres jovens, dos 22 aos 29 anos, podem ter que abandonar estudo e trabalho para cuidar de filhos ou de outros parentes, porque não têm uma rede de política pública de creches ou de acolhimento de idosos. Outro ponto é que muitas mulheres se envolvem em relações abusivas que levam ao seu adoecimento. Também tem a questões de precarização dos empregos e o assédio no trabalho”, afirmou a especialista.

No período analisado, apenas 11,3% dos atendimentos de jovens nas unidades de saúde foram para tratar da saúde mental, enquanto na população geral essa proporção é 24,3%. No entanto, a taxa de internações para a juventude foi de 579,5 casos para cada 100 mil habitantes, sendo que nos subgrupos de 20 a 24 anos e 25 a 29 anos o valor sobe, respectivamente, para 624,8 e 719,7. Essas taxas são significativamente mais elevadas do que as da população adulta com mais de 30 anos (599,4).

Segundo o coordenador da AJF, André Sobrinho, os jovens são os que mais sofrem com saúde mental, violências e acidentes de trabalho, mas são também os que menos procuram e encontram cuidados em saúde, os que menos param de trabalhar quando estão doentes.

“Muitas vezes os jovens, a sociedade e o Estado agem como se eles tivessem que aguentar qualquer coisa exatamente por serem jovens”, afirmou Sobrinho.

O informe analisou as bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre internações hospitalares, óbitos e atendimentos na APS. Também usou dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as taxas de mortalidade e de internação.

Se precisar, peça ajuda

Qualquer pessoa com pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida deve buscar acolhimento em sua rede de apoio, como familiares, amigos e educadores, e também em serviços de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, é muito importante conversar com alguém de confiança e não hesitar em pedir ajuda, inclusive para buscar serviços de saúde.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)


(Agência Brasil)


Concurso do IBGE – Inscrições terminam na próxima quinta-feira

 

Prosseguem, até a próxima qunta-feira, as inscrições para 9.590 vagas temporárias de trabalho no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vagas são para atuação nas pesquisas domiciliares, econômicas e geocientíficas. Segundo o IBGE, este é o maior processo seletivo do instituto para a rede de coleta regular. A remuneração é a partir de R$ 2.676,24.

As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A seleção será feita por prova objetiva de múltipla escolha, que será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2026. As provas serão aplicadas presencialmente em todos os municípios em que há oferta de vagas.

A aplicação será em dois turnos, possibilitando a participação dos candidatos nas provas das duas funções disponíveis no concurso: Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ). Pela manhã, será aplicada a prova para a função de APM e, à tarde, para a de SCQ.

Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a seleção atende a “uma demanda antiga que não vinha sendo atendida”. Ele ressalta que os novos funcionários “estarão à disposição da realização do plano de trabalho do IBGE e de toda a coleta que é feita em termos nacionais”.

Vagas e benefícios

Ao todo, são 8.480 vagas para APM, sendo 5.512 destinadas à ampla concorrência, 2.120 a pessoas autodeclaradas pretas ou pardas (25%), 254 a indígenas (3%), 170 aos quilombolas (2%) e 424 a pessoas com deficiência (5%).

A remuneração é de R$ 2.676,24, e as atribuições envolvem coleta de dados estatísticos em domicílios e estabelecimentos, o apoio a levantamentos geográficos e cartográficos, o registro e transmissão de informações em sistemas eletrônicos e a elaboração de relatórios.

Para SCQ, há 1.110 vagas temporárias. São 715 vagas destinadas à ampla concorrência, 275 a pessoas autodeclaradas pretas ou pardas (25%), 33 a indígenas (3%), 22 aos quilombolas (2%) e 55 a pessoas com deficiência (5%). A remuneração é de R$ 3.379.

Entre as atribuições, estão planejamento e a gestão das atividades de coleta, a supervisão das equipes e da qualidade dos dados, a avaliação técnica dos questionários e a elaboração de relatórios. Para serem contratados nesta função, os aprovados devem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B dentro do prazo de validade.

Para ambos os cargos, são assegurados benefícios como Auxílio Alimentação (R$ 1.175); Auxílio Transporte; Auxílio Pré-escolar; férias proporcionais e 13º salário proporcional.

(Agência Brasil)

Homem é preso com arma e droga após atirar em bar e jogar carro contra policiais durante fuga

Um homem identificado como Éverton Moraes de Oliveira foi preso em posse de uma arma e de drogas após atirar em um bar e jogar o carro contra policiais militares enquanto fugia pelas ruas de Camocim, no litoral do Ceará, na noite deste sábado (6).

Segundo o Auto de Prisão em Flagrante, que o g1 teve acesso, os militares receberem a denúncia de que o filho de um policial militar teria realizado disparos em um estabelecimento e fugido em um carro.

Com isso, agentes do Raio se posicionaram em um local estratégico para interceptar o carro do suspeito.

Ao ver os agentes, Éverton reagiu à abordagem e jogou o veículo contra os policiais que estavam de moto. Os militares não ficaram feridos e capturaram o suspeito. Durante as buscas, os policiais apreenderam com Éverton uma pistola, 465 gramas de maconha, 261 gramas de cocaína e dinheiro em espécie.

Enquanto estava sendo preso, Éverton chegou a pedir que os policiais chamassem o pai dele, que é tenente da corporação.

Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, dano ao patrimônio público e tentativa de homicídio.

Durante a audiência de custódia, realizada neste domingo (7), o infrator teve a prisão preventiva decretada. A defesa dele não foi localizada.

(*) g1 Ceará

Duas pessoas morrem e outras ficam feridas em festa em Boa Viagem, no Ceará

Duas pessoas foram assassinadas a tiros e outras nove feridas durante uma festa em um sítio de Boa Viagem, no interior do Ceará. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (7) na localidade de Santos Cosmos.

A Secretaria da Segurança Pública informou que os dois mortos são um homem de 24 anos e uma mulher de 39. O homem possuía antecedentes criminais por posse ou porte ilegal de arma de fogo.

Conforme apuração da TV Verdes Mares e do g1, do total de feridos, cerca de três estão em estado mais grave e foram transferidos para o Hospital Regional de Quixeramobim. Já o restante está em observação no Hospital de Boa Viagem.

Segundo populares, seis indivíduos encapuzados, divididos em três motocicletas, chegaram ao local e começaram a atirar contra as pessoas. Em seguida, eles fugiram.

Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar buscam identificar e capturar os suspeitos. Uma equipe da Perícia Forense esteve no local e realizou os primeiros levantamentos periciais, que subsidiarão as investigações conduzidas pela Delegacia de Boa Viagem.

(*) g1 Ceará



'Bunker' do tráfico: Polícia apreende quase 1 tonelada de drogas em Aquiraz

 


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreendeu cerca de uma tonelada de drogas em um imóvel que funcionava como um "bunker", em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, no último sábado (6).
A casa, com estrutura reforçada, era utilizada por um grupo criminoso de origem carioca, segundo a PCCE. Dois homens que estavam no local foram presos.

Munições e armas de fogo

Além dos entorpecentes, foram apreendidos centenas de munições de grosso calibre, armas de fogo e diversos apetrechos utilizados para aperfeiçoamento de armamento.

Mais detalhes sobre a ocorrência serão apresentados em coletiva de imprensa da Polícia, na manhã desta segunda-feira (8).

(*) Diário do Nordeste


Familiares de Marcola e PMs viram réus por lavagem de dinheiro do PCC no CE

 

Familiares do líder máximo da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o 'Marcola', e policiais militares do Ceará viraram réus na Justiça Estadual por realizarem lavagem de dinheiro para a organização criminosa

A Vara de Delitos de Organizações Criminosas recebeu a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) contra 23 acusados de integrar o esquema de lavagem de dinheiro - o que os tornou réus - no último dia 21 de novembro.

Entre os réus, estão a esposa e o filho de Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior, o 'Marcolinha' - irmão de 'Marcola': Francisca Alves da Silva e Leonardo Alexander Ribeiro Herbas Camacho, respectivamente. Leonardo é enteado de Francisca.

Também constam na lista de réus dois servidores da Polícia Militar do Ceará (PMCE): o tenente Robério Nunes de Sousa e o subtenente Francisco Julienio Lima Vasconcelos.

O MPCE concluiu que os investigados cometeram o crime de lavagem de dinheiro "nas modalidades tanto de 'ocultar como dissimular' a natureza, origem, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores oriundos de atividades ilícitas".

(*) Diário do Nordeste

Prepare-se para o MAIOR show de prêmios da Farmácia Preço Baixo! 🎉 Estamos sorteando mais de R$ 65.000,00 em prêmios incríveis! 💰🎁

FIM DE JOGO, FORTALEZA E CEARÁ DESCEM PARA A SEGUNDA DIVISÃO, VÃO TER QUE ENGOLIR COPA DO NORDESTE, E SEGUNDONA"""JUVENTUDE E SPORT SÃO OS OUTROS DOIS TIMES NA SÉRIE B!!!!!

Futebol cearense vive o dia mais triste na história com rebaixamento de Ceará e Fortaleza juntos


Não podemos dizer que Ceará e Fortaleza nunca caíram juntos numa Série A de Campeonato Brasileiro. Esse fato dantesco já ocorreu em 1993, mas o contexto era muito diferente do que aconteceu hoje: dia mais triste da história do futebol cearense. Ceará e Fortaleza caíram juntos na Série A de 2025 e isso ficará marcado na história. Dificilmente um fato como esse ocorrerá novamente, dificilmente teremos tanta tristeza simultânea.

Pelo lado do Fortaleza, a decepção de um rebaixamento após anos de glória, principalmente em 2024, quando figurou no G-4, orgulhando a todos com uma campanha na fase de grupos da Libertadores. Decepção também depois de uma recuperação fantástica, com uma equipe que promoveu grandes espetáculos nos últimos jogos, mas morreu na praia.

Pelo lado do Ceará, a decepção de ter feito um campeonato correto até o fatídico Ceará x Internacional, quando deixou escapar pelas mãos uma permanência tranquila e sem turbulências. A decepção sobre uma equipe que decaiu inexplicavelmente no crepúsculo da competição, que se tornou frágil e entristecida no momento mais decisivo.

A decepção da queda de Ceará e Fortaleza é tão grande, que dentre todas as possibilidades aventadas sobre o desfecho desta rodada, foram poucos que apostaram na queda simultânea das duas equipes. Eram necessários muitos acontecimentos ruins durante as partidas, e todos eles aconteceram de uma forma que nem os Deuses do futebol conseguem explicar.

A queda de Ceará e Fortaleza juntos é um acontecimento que interrompe uma fase de 9 anos de participações seguidas na Série A, um padrão de destaque e protagonismo regional, frente aos rivais pernambucanos e baianos, que nos inebriou enormemente, nos fez ter a certeza (enganosa) que sempre teríamos uma bandeira nossa balançando dentre as mais tradicionais equipes brasileiras.

O rebaixamento do Vozão e do Leão é um duro castigo para as duas torcidas mais bonitas do futebol brasileiro. Ceará e Fortaleza produzem os melhores espetáculos nos estádios e agora terão de se conformar a confrontos secundários e a exposições também secundárias das belezas produzidas em nossos estádios.
Luta para voltar

Que, agora, o peso desta decepção se transforme em combustível para que ambos lutem como nunca na Série B que jamais será fácil. O tempo é curto. No dia 11 de janeiro já temos o Campeonato Cearense. Série B ocorre mais adiante. Sem participações de ambos em competições continentais, Vozão e Leão disputarão a Copa do Nordeste e se voltam para objetivos mais tacanhos que outrora.

(*) Diário do Nordeste

8 de dezembro: A Imaculada Conceição da Virgem Maria, segunda-feira, 08/12, 07h48

Evangelho (Lc 1,26-38): Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.

O anjo entrou onde ela estava e disse: «Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo». Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: «Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim». Maria, então, perguntou ao anjo: «Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?». O anjo respondeu: «O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível». Maria disse: «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se».

«Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo»

Rev. D. David COMPTE i Verdaguer(Manlleu, Barcelona, Espanha)

Mais que futebol: o que está em jogo no dia mais importante dos últimos 8 anos de Ceará e Fortaleza Futebol estadual quer chegar ao 9º ano seguido na Série A, o que representa ganhos para uma cadeia que movimenta milhões

Quando o Ceará entrar em campo contra o Palmeiras, e o Fortaleza pisar o gramado contra o Botafogo, com ambas as partidas iniciando às 16h deste domingo (7), não estarão em jogo apenas os objetivos futebolísticos do Vovô ou Leão na Série A (veja tudo sobre as partidas abaixo), mas de todo um Estado e uma cadeia do futebol que tem movimentado a economia, a cultura, o turismo e o comportamento de milhões de pessoas nos últimos 8 anos, entre cidadãos cearenses, turistas e profissionais do esporte.

Pela primeira vez em 8 anos seguidos de participações na Série A do Brasileiro (2017-2025), existe algum risco que após a última rodada de uma edição do campeonato nacional, o Estado não tenha participantes na edição seguinte da elite do futebol brasileiro. Mas isso é apenas o pior dos cenários. Fato é que também é grande a chance de que pelo menos um dos times, Vovô ou Leão, consiga escapar do rebaixamento. Ou até mesmo as duas equipes juntas, o melhor cenário (veja as combinações de resultados para isto acontecer).

Caso um dos times ou ambos consigam ficar fora da zona de rebaixamento ao fim da rodada, o futebol cearense chegará ao 9º ano consecutivo de participações na Série A, quase uma década, com o ciclo tendo iniciado com o Ceará em 2017. A partir de 2018, foi a vez do Fortaleza chegar à competição para não mais sair, cravando a maior sequência na primeira divisão de uma equipe nordestina (sete).
PARTICIPAÇÃO NA SÉRIE A MOVIMENTA R$ 427 MILHÕES

Um levantamento feito no início do ano pela Secretaria de Turismo do Estado (Setor), a pedido do Diário do Nordeste, apontou que o território cearense pode ter tido uma injeção de mais de R$ 400 milhões na economia somente com os jogos do Alvinegro e do Tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro.

Com Ceará e Fortaleza na primeira divisão, são, pelo menos, 36 jogos (retirando os dois clássicos) com as principais torcidas do País jogando duas vezes em solo cearense, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, entre outras equipes.

Além da injeção direta na economia, Ceará e Fortaleza, com a participação na Série A, se tornaram máquinas importantes, que movimentam não apenas o evento esportivo (dia do jogo) com bilheteria, venda em bares, comércio ambulante e prestadores de serviço, mas uma cadeia paralela que se mantém independente das partidas. Daí estão fabricantes de materiais esportivos, lojas oficiais dos clubes, planos de associados em parcerias com restaurantes, hotéis, escolas e até farmácias.
CEARÁ E FORTALEZA COM RECEITAS DE QUASE R$ 600 MILHÕES

Com as participações na Série A em 2025, Ceará e Fortaleza publicaram projeções orçamentárias recordes neste ano. O Tricolor estimou arrecadar R$ 387 milhões, equanto o Vovô R$ 202 milhões, totalizando R$ 589 milhões. Valores que podem ser reduzidos em mais de 50% em caso de um rebaixamento para a segunda divisão do futebol Brasileiro, que tem receita estimada em apenas 10% dos valores envolvidos em uma Série A.

Uma paixão que existe do torcedor e que não se apagará, mas inquestionavelmente tem sido impulsionada com a participação das equipes na primeira divisão do futebol brasileiro.

Estupro, ameaças e tentativa de fuga de presos: 20 policiais são investigados no CE, DOMINGO, 07/12, 10h24

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) abriu investigações administrativas contra 20 policiais (sendo 10 penais, nove militares e um civil), que foram publicadas em portarias no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (2) e quarta-feira (3).

Os servidores investigados são suspeitos de cometer crimes como estupro de vulnerável, ameaças, disparos em via pública, descumprir ordens superiores, provocar acidente de trânsito e colaborar com uma tentativa de fuga de presos.

A CGD instaurou conselho de disciplina para apurar a incapacidade de um sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) de permanecer na Corporação. O homem, de identidade não divulgada a fim da reportagem preservar o nome da vítima, supostamente estuprou uma menina de 11 anos, em Canindé.

A vítima conta que sofre abuso sexual por parte do agente desde que tinha seis anos de idade, "quando a família viajava para visitar parentes em Canindé". O processo criminal tramita em segredo de Justiça.
TENTATIVA DE FUGA

Já os supostos delitos cometidos pelos 10 policiais penais têm ligação direta com o trabalho ou com a ausência do serviço.

Três policiais penais irão responder a uma Sindicância Administrativa por descumprirem a ordem do diretor da Unidade Prisional Itaitinga 3 e se negarem a fazer vistoria no presídio, sem a presença da direção e do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), no dia 3 de setembro de 2024.

Dois policiais penais são suspeitos de descumprirem normas legais e agirem de "maneira desidiosa", em uma tentativa de fuga de presos, na Unidade Prisional Itaitinga 4, no dia 10 de novembro do ano passado.

Também foi aberta Sindicância Administrativa contra dois policiais penais "por quebra de procedimento de segurança, haja vista estarem de serviço no posto Piso Superior da Unidade Prisional Itaitinga III-UP, sem utilizarem o armamento calibre 12, fato esse ocorrido no dia 11/09/2024, na Unidade Prisional Itaitinga III", segundo o Diário Oficial.

Outros dois policiais penais são investigados administrativa por estarem afastados do trabalho por licença médica, mas atuarem normalmente no ramo empresarial, em Fortaleza e Sobral.

E o último agente penitenciário é suspeito de abandono de posto, na UP Itaitinga 4. Conforme o documento, o policial "saiu às 07h30, sem a devida autorização e, dessa forma, as atividades de entrega de alimentação e retirada de internos ficaram comprometidas".

OUTROS CRIMES COMETIDOS POR PMS

Três policiais militares (um cabo e dois soldados) são suspeitos de cometerem abuso de autoridade, injúria e ameaça, em serviço, durante uma abordagem policial, contra duas pessoas. Os crimes teriam ocorrido na Barra do Ceará, em Fortaleza, no dia 23 de novembro de 2024.

Um soldado é alvo de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por atropelar uma pessoa e fugir sem prestar socorro, no bairro Vila Pery, também na Capital, no dia 21 de setembro deste ano.

Já um tenente PM é acusado de proferir ameaças contra um casal, após um acidente de trânsito, no bairro Cruzeiro, Município de Camocim, no dia 27 de setembro último. O PM estava armado e apresentado de ingerir bebida alcoólica, segundo a CGD.

Um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) é suspeito de atirar em via pública e ofender a própria esposa, em uma discussão, na cidade de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, no dia 31 de junho deste ano.

Ainda segundo o Diário Oficial, uma soldada é acusada de ameaçar outra mulher, "utilizando uma arma de fogo, ao realizar cobranças, referentes a mensalidades de aluguel de imóveis em atraso".

A policial militar teria informado à vítima que estava trabalhando para outra pessoa. A suposta ameaça ocorreu no bairro Várzea da Matriz, em Aracati, no Litoral Leste do Ceará, no dia 22 de outubro de 2024.

Outro PM é investigado por realizar a segurança particular de um candidato a vereador por Abaiara, na Região do Cariri, em outubro de 2024. O soldado estaria utilizando trajes civis e uma arma de fogo pertencente à carga da Polícia Militar do Ceará.
DELEGADA INVESTIGADA

Nessa quarta-feira (3), a CGD publicou a instauração de processo administrativo disciplinar contra uma investigadora da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

"Segundo restou demonstrado na apuração preliminar, em tese, a servidora teria compartilhado com terceiro não vinculado às atividades investigativas consulta sigilosa extraída do sistema Consulta Integrada, plataforma de uso restrito destinada exclusivamente ao desempenho de funções legais pelos órgãos de segurança pública, acarretando violação aos deveres funcionais e ao dever de sigilo profissional", conforme a Controladoria.

A servidora foi afastada preventivamente das funções pelo período de 120 dias, "por prática de atos incompatíveis com a função pública, visando à garantia da ordem pública, à instrução regular do processo administrativo disciplinar e à correta aplicação de sanção disciplinar".

(*) Diário do Nordeste

VÁRZEA ALEGRE: JOVENS MORREM ATROPELADAS POR CARRO DESGOVERNADO EM VÁRZEA ALEGRE (CENTRO-SUL CEARENSE), HOMEM NÃO SOCORREU AS VÍTIMAS E ESTÁ SENDO PROCURADO

MOTORISTA AINDA NÃO FOI LOCALIZADO
Duas mulheres, sendo uma delas de 23 anos, morreram atropeladas por um carro Fiat Strada branco na altura do quilômetro 80 da BR-230, em Várzea Alegre, no interior do Ceará. Após o atropelamento, o veículo saiu da pista e colidiu contra duas casas localizadas no sentido oposto da via. O acidente ocorreu na madrugada deste sábado (6).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as mulheres atravessavam a rodovia na companhia de um homem e, quando já haviam concluído a travessia e estavam no acostamento do lado oposto, foram atingidas pelo carro desgovernado.

As duas mulheres faleceram no local. O homem que as acompanhava não sofreu ferimentos. O motorista não foi encontrado no local e ainda não foi localizado.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Várzea Alegre, “unidade que realiza diligências para identificar o condutor do automóvel envolvido no sinistro”.

As vítimas foram identificadas como Tamira Pinho e Maria Eduarda. Em nota, o prefeito da cidade, Flavio Filho, lamentou o falecimento das jovens. “Neste momento difícil, expressamos nossa solidariedade às famílias e amigos, desejando serenidade e apoio para enfrentarem a perda”.

(Fotos: Reprodução)

HOMENAGEM: Um monumento em homenagem a Antônia Ione Rodrigues da Silva foi inaugurado neste sábado (6) no município de Saboeiro, no interior do Ceará. A cozinheira do batalhão da Polícia Militar na cidade, de 45 anos, foi morta a tiros após se recusar a envenenar a comida de policiais militares. O crime ocorreu em 18 de outubro deste ano.

Chegou o Natal dos Sonhos MOVELETRO, É HORA DE PRESENTEAR QUEM VOCÊ AMA COM OFERTAS QYE CABEM NO SEU BOLSO...

FALECEU ONTEM O REPÓRTER POLICIAL ÁGUIA DOURADA EM FORTALEZA

O repórter policial Águia Dourada teve a morte confirmada na manhã de ontem, sábado, 6. O anúncio foi feito pelo Grupo Cidade de Comunicação, onde ele trabalhou por duas décadas. O repórter ficou conhecido pelo estilo marcante e pela forma intensa com que narrava o cotidiano das periferias de Fortaleza.
Águia conquistou o público com sua linguagem direta e bordões que ficaram na memória dos telespectadores, como "É no pique e na agilidade" e "É bala, muita bala!".
Ele estava afastado da televisão desde julho de 2021, por motivos de saúde. Desde 2020, ele enfrentava um câncer de pulmão e morreu em decorrência de complicações da doença.
A morte do repórter gerou comoção entre colegas de profissão, amigos e telespectadores que acompanharam sua carreira ao longo dos anos.




 

GRAVE ACIDENTE NA FORTUNA MOBILIZA SAMU E PRE ENTRE ACOPIARA E IGUATU

190 REGIONAL: ACIDENTE GRAVE EM BARRO ALTO EM IGUATU, NO CENTRO-SUL, TERMINA COM MORTE E COM TOPIQUE ARREMESSADA PARA FORA DA PISTA

PLANTÃO 190 REGIONAL: ACIDENTE FATAL NO ALTO DO JUCÁ EM IGUATU, NO CENTRO-SUL CEARENSE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...