Ceará tem taxa de internação de jovens por transtornos mentais acima da média nacional Mais da metade das hospitalizações são por uso de drogas ou transtornos de humor, aponta estudo

O Ceará é um dos nove estados com taxa de internação de jovens de 15 a 29 anos por transtornos mentais e comportamentais superior à média nacional. O índice do Estado é de 592,5 para cada 100 mil habitantes, enquanto a taxa do Brasil é de 579,5 por 100 mil/hab. É o que revela um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com base no período de janeiro de 2022 a novembro de 2024.

Conforme a pesquisa, as principais causas de internações em nível nacional são “esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes” (31,9%); “transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substância psicoativa” (31%), que inclui dependência de álcool ou cannabis; e “transtornos do humor” (23%), como episódios depressivos, transtorno afetivo bipolar e transtorno depressivo recorrente.

Caso você esteja se sentindo sozinho, triste, angustiado, ansioso ou tendo sinais e sentimentos relacionados a suicídio, procure ajuda especializada em sua cidade.

É possível encontrar apoio em instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O CVV funciona 24 horas pelo telefone 188 e também atende por e-mail e chat (acesse www.cvv.org.br).

(*) Diário do Nordeste

Related Post

Ceará tem taxa de internação de jovens por transtornos mentais acima da média nacional Mais da metade das hospitalizações são por uso de drogas ou transtornos de humor, aponta estudo BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...